Liderança ameaçada?
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Liderança ameaçada?

O Assunto é Política por Diniz Neto em 08/10/2019 - 09:55

 

8 de outubro, terça-feira. Faltam 84 dias para 31 de dezembro de 2019.

Dia do Nordestino. O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil.

O Nordeste brasileiro é composto pelos seguintes estados: Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002).

 

Na coluna de hoje:

- Maringá e o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM)

- Demissão coletiva na Receita Estadual

- Explicações e crise

- Na Assembleia Legislativa

- Fim das diárias na Câmara de Sarandi

- Eleição no Sismmar prossegue hoje

- Comunicação

 

MARINGÁ E O ÍNDICE DOS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL (IDGM)

Maringá vinha liderando, no Brasil, o Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), elaborado pela Macroplan.

O índice leva em conta 15 indicadores, em quatro áreas críticas para a gestão pública: (1) Educação, (2) Saúde, (3) Segurança e (4) Saneamento e Sustentabilidade.

O índice de Maringá, em 2018, era 0,748 – o melhor do país.

Segundo uma informação extraoficial, Maringá pode ter pedido essa posição de liderança nacional.

Vamos aguardar a divulgação do novo IDGM, pela Macroplan.

DEMISSÃO COLETIVA NA RECEITA ESTADUAL

Na sexta-feira, dia 4, cerca de 50 auditores fiscais, da equipe de gerência do órgão entregaram, em grupo, os cargos em comissão que ocupavam. Nas cartas, encaminhadas ao governador, protestaram contra a gestão do secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior.

Os técnicos discordam da forma como o secretário trata as pessoas, denunciam importação de colaboradores do Rio de Janeiro para cargos de direção e falta de reconhecimento pelo trabalho realizado. A arrecadação de ICMS teve um crescimento real de 3%, em 2019.

EXPLICAÇÕES E CRISE

Em uma nota, a Secretaria da Fazenda avalia a situação como normal e defende o direito do secretário de escolher sua equipe e seu estilo de trabalho.

Apesar da nota, a crise está instalada na secretaria e na Receita Estadual.

Não há como negar que o gesto dos servidores foi coletivo e expressivo. Reuniu mais de 80% dos servidores com função de chefia.

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O estilo do secretário já causou controvérsias na Assembleia Legislativa, em audiências públicas, quando aconteceram reações firmes em relação à forma como se dirigiu a parlamentares. 

Na última prestação de contas, no dia 30 de setembro, alguns momentos foram tensos, repetindo o que já havia acontecido em outras ocasiões. Um estilo bastante controvertido e criticado. Como alguns afirmam, nada paranaense.

FIM DAS DIÁRIAS NA CÂMARA DE SARANDI

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Sarandi, Nildão, os vereadores aprovaram, por unanimidade dos presentes, um projeto que acaba com diárias para vereadores e assessores do Legislativo.

Segundo uma mensagem que o presidente gravou especialmente para a coluna ‘O Assunto é Política’ e que foi encaminhada pelo blogueiro João Cidadão, vereador que quiser viajar a partir de agora vai pagar as despesas do seu bolso.

O tema diárias é muito importante quando o assunto é Câmara Municipal. Há câmaras, na região, com gastos de diárias muito elevados, já há algum tempo. Esta é uma despesa que os contribuintes e o Tribunal de Contas devem acompanhar e fiscalizar com rigor.

ELEIÇÃO NO SISMMAR PROSSEGUE HOJE

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar) prossegue hoje, dia 8, até às 20 horas, a eleição iniciada ontem. Este é o primeiro turno da eleição para direção do sindicato, para uma gestão de quatro anos.

São ao todo 29 urnas, sendo 11 fixas e 18 itinerantes. Estão aptos a votar 5.520 servidores filiados.

Quatro chapas estão inscritas para a eleição do Sismmar:

Chapa 1 - No Rumo Certo - Presidente: Iraídes Baptistoni; vice: José Carlos Specian.

Chapa 2 - Sindicato é Pra Lutar - Presidente: Priscila Guedes da Luz; vice: Carlos Alberto Máximo.

Chapa 3 - Independência ou Morte - Presidente: Antonio Dias Martins; vice: José Ademir Fraiman.

Chapa 4 - Mudança Já - Presidente: Moisés Rebouças Santos; vice: Cibele Cristina Telles Campos.

Caso nenhuma das chapas consiga 50% dos votos mais um voto, haverá o segundo turno, com disputa entre as duas chapas mais votadas, nos dias 21 e 22 de outubro. Para votar, será preciso comparecer munido de documento de identificação com foto.

As urnas serão levadas para a Associação dos Funcionários Municipais de Maringá.

A apuração será iniciada após a chegada de todas as urnas, por volta das 21 horas.

COMUNICAÇÃO

O prefeito de Marialva, Victor Martini, com apoio da equipe de Comunicação, coordenada por Osvaldo Sigles, apresenta à população um vídeo com o resumo semanal das atividades.

Este é um trabalho muito bem feito e ajuda as pessoas a terem conhecimento do que está acontecendo no município.

Em Mandaguari, o prefeito Romualdo Batista, com a visão e coordenação da Diretora de Comunicação, jornalista Dayani Barbosa, fez uma revolução na comunicação. Novo site, rede social, relacionamento com os meios de comunicação da região. O vídeo destaque apresenta, a cada semana, um setor da administração.

Em Maringá, também estão sendo produzidos vídeos, sobre acontecimentos no momento - #aconteceagora -, publicados na internet. Uma boa iniciativa, com participação de jovens, gente nova na área.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade