A licitação para contratar uma agência de publicidade pela Prefeitura de Maringá será aberta a partir da próxima segunda-feira (08), às 09h. A comissão de licitação receberá os envelopes previstos em edital e fará a conferência externa dos itens. As propostas relativas a valor e planos não são conhecidas nesse momento. Essa fase da abertura é chamada de primeira sessão. Para o término do processo licitatório estão previstas três sessões. E isso deve levar pelo menos um mês.
O certame é na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. O valor do contrato é de 9 milhões de reais e a duração do contrato é de 12 meses, com a possibilidade de renovação.
Esta é a segunda vez que o município abre uma licitação para contratar uma agência de publicidade. Em 2017, a Prefeitura abriu uma, no valor de 7 milhões de reais. Após uma sequência de disputas judiciais, o município cancelou o certame.
A empresa vencedora terá, entre outras responsabilidades, a de gerenciar publicidade da prefeitura: o que envolve campanhas, criação de arte, compra em espaço na mídia.
O edital pede, além de uma série de documentação, proposta técnica, com um plano de comunicação publicitária.
A licitação anterior da publicidade foi publicada no primeiro semestre de 2017. Várias rodadas do certame chegaram ser feitas. 12 agências participaram. Quando a Prefeitura estava prestes a declarar uma vencedora, no fim do ano passado, já com uma série de atraso, a disputa foi levada ao Tribunal de Justiça do Paraná. A disputa também foi para o Tribunal de Contas do Paraná.
E antes que houvesse algum julgamento, a Prefeitura decidiu cancelar a licitação em julho deste ano.
A licitação da publicidade é vista como uma das mais importantes porque possibilita o município realizar campanhas, como da dengue e outros serviços à população.