Leveza é a proporção do peso que se consegue suportar
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Leveza é a proporção do peso que se consegue suportar

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 05/05/2020 - 08:30

Todos nós já ouvimos falar da frustração. Outros, já viveram. Estes sabem a importância que ela tem para a construção de um ser humano ciente e consciente. Só quem se frustrou tem a dimensão do quanto há limites e como eles podem ser superados. Já, a superação depende do ato de enfrentar o problema e não fugir dele.

Adultos que honram o tempo de vida que têm conseguem valorizar a frustração como condição vital de educação. As inúmeras vezes que o desejado não ocorreu, aquilo que se esperava de consequência de um ato não se realizou. Neste momento, quando a frustração se instala há duas escolhas. A primeira é chamar a frustração de derrota, perda, recuo. A segunda é entender que mais uma etapa no caminho que está se construindo foi alcançada. 

Logo, a frustração é condição natural e necessária. Ela não pode ser evitada e deve ser enfrentada. Existem formas diferentes de encarar as adversidades. E isso faz toda a diferença. O resultado da ação nem sempre pode ser previsível, mas a atitude que se toma é determinante. Temos que reagir, o que não significa agredir ou enfrentar de forma desesperada os obstáculos que surgem, os contratempos que nos afetam.

A coragem não se mede pela ousadia do ato, mas a determinação em buscar o que se quer. A insistência não perseverança. Por mais que nos dicionários elas possam ter o mesmo significado. Enquanto a perseverança implica na busca com uma constante reflexão e revisão de estratégia, metas e objetivo. A persistência é manter o mesmo ato, cumprindo as mesmas metas e na busca do mesmo objetivo.

Estamos diante de um momento de frustração. Ela tem um significado diferente para todos nós. O que não significa que não deva ser compreendida e aprendida. Este é um tempo de lição. Uma exigência de mudança. Pode ser nas estratégias de busca ou mesmo de rever o que queremos. Mas não seremos os mesmos. Os que permanecerem com os mesmos atos, insistirem, ficaram para trás. 

Porém, vale lembrar, que recuar não é sinal de derrota ou desistência. Pode ser uma necessidade estratégica, desde que não se fique nesta posição por muito tempo. Ato pensado não é consequência da adversidade. Tem que se ter um propósito mesmo quando se dá um passo para se recompor ou rever uma ação.

Há crianças e infantilizados. O que não significa ser adulterado. Uma coisa são as vítimas e a outra é a vitimização. A pandemia nos trouxe adulterações, fez e faz vítimas. Porém, os que se consideram prejudicados sem entender que é necessário reagir de maneira inteligente enfrentando o problema agem como crianças mimadas. Os que preferem fazer as coisas como se nada estivesse acontecendo são “crianças mimadas”.

Estamos diante de uma oportunidade de aprender. Não podemos perder a chance de revermos quem somos, nossos planos e estratégias, nossas metas e objetivos. Podemos e temos o direito de reavaliar se o significado das coisa ainda são os mesmos e se a maneira como agimos ainda tem os mesmos resultados. Tudo isto é válido. O que não tem qualquer valor é a derrota, a fuga através da ilusão. Isto é coisa de criança. O mundo agora precisa de adultos mais do que nunca.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade