Levantamento aponta 22 mortes em confrontos policiais no noroeste este ano
Foto ilustrativa: PM/Divulgação

Gaeco

Levantamento aponta 22 mortes em confrontos policiais no noroeste este ano

Segurança por Letícia Tristão em 12/09/2023 - 16:26

Os dados foram divulgados pelo Gaeco. Segundo o Ministério Público, em todo o Paraná, houve queda no número de mortos em confrontos policiais. Cinquenta cidades do estado registraram mortes em troca de tiros com forças de segurança. 

Um levantamento divulgado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Coordenação Estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) mostra o balanço das mortes registradas em confrontos com forças de segurança em todo o Paraná no primeiro semestre deste ano.

Conforme o relatório divulgado nesta terça-feira (12) foram 158 mortes nos primeiros seis meses do ano em troca de tiros com policiais, sendo 156 em confrontos com policiais militares e duas com guardas municipais, em Curitiba e Cascavel. Não houve registro de morte em confronto com policiais civis, conforme o Gaeco.

No recorte estadual, segundo o levantamento os números representam queda expressiva no total de mortes, tanto em comparação com o segundo semestre de 2022 (-32,5%) quanto na comparação com o primeiro semestre do ano passado (-37,8%), explicou o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti. [ouça o áudio acima]

Nos recortes por regiões, o noroeste do Paraná registrou 22 mortes em confrontos policiais este ano. A maioria em Apucarana, foram 8 mortes. Na sequência ficou Terra Boa (4); Cianorte, Marialva, Paranavaí e Sarandi, 2 mortes cada; Jandaia do Sul e Maringá, 1 morte cada cidade.

Segundo Batisti, apesar dos números, não significa que representem a taxa de criminalidade da cidade. Isso porque os confrontos podem ter começado em um município e terminado em outro, ou terem sido casos circunstanciais. [ouça o áudio acima]

Ainda de acordo com o levantamento, ao todo, houve registros de mortes de pessoas em confronto em 50 cidades do Paraná. No topo da lista está Curitiba, com 33 casos e na sequência, Londrina com 16.

Com informações do MP no rádio.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade