Leopoldina, a lucidez casada com a estupidez
CBN Maringá

Opinião

Leopoldina, a lucidez casada com a estupidez

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/09/2023 - 08:10

A bela moça se casa com a fera

A imperatriz Leopoldina é destas moças educadas, de família, feita para a personificação esmera de uma nobre fadada as ações e estéticas do governo. Uma pessoa forjada desde a infância para assumir a gestão, para se pertencer e pertencer ao Estado. Vida de uma pessoa a ser o símbolo do poder instituído. Coisa rara em nossos dias, onde os representantes públicos expressam, em muitos casos, o que temos de pior na construção pessoal de um ser humano.

Austríaca, educada na Corte de Viena, filha da família Habsburgo, dos senhores da Áustria-Hungria, o maior império territorial da Europa no Século XIX, ela foi prometida a Dom Pedro, o herdeiro do reino português.

Ela, Leopoldina, nunca tinha se encontrado com Dom Pedro. Mesmo no dia do casamento os dois nunca tinham se visto, se olhado frente a frente. O Marquês de Marialva tinha feito todo o arranjo da união diplomática simbolizada no casamento da princesa com o herdeiro do trono português. Que decepção a teria na vida com o príncipe. Mal sabia o que lhe esperava.

Ela foi a lucidez nos trópicos

 Porém, para nós brasileiros, Leopoldina foi a lucidez necessária diante de uma monarquia forjada nos trópicos sem perfil adequado. Um pouco de civilidade no instinto agressivo de um monarca despreparado para a postura e equilíbrio necessário que se exige de um governante.

Parte considerável da articulação política que culminou na independência foi obra dela, de sua astúcia e observação das peças que fizeram o jogo do rompimento com Portugal. Ela soube preservar a monarquia com sabedoria. Uma grande mulher por de trás de um homem bruto, pouco lapidado para a gestão do Estado.

Maltratada, ainda fez a sua parte

Infelizmente, sofrendo agressões constantes do marido, principalmente no aspecto moral, Leopoldina viveu pouco. O suficiente, pelo menos, para demonstrar que um governo necessita mais de polidez de um governante aliada a astúcia de governar.

A Imperatriz Leopoldina merece ser lembrada, deveria ser mais exaltada. Ela foi um personagem importante na formação do Estado Nacional brasileiro. Um Estado que se impôs sobre um território. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade