Lei que permite optar por educação domiciliar é sancionada no Paraná
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

Homeschooling

Lei que permite optar por educação domiciliar é sancionada no Paraná

Educação por Letícia Tristão em 05/10/2021 - 15:30

Mas como vai funcionar na prática o modelo de ensino chamado ‘homeschooling’? Caso escolham essa modalidade, a responsabilidade da educação escolar dos filhos passa a ser dos pais ou responsáveis.

O Paraná foi o primeiro estado do país a tornar lei a prática do ensino domiciliar. Pais e responsáveis tomam para si a responsabilidade de ensinar conteúdos escolares aos filhos em casa. A Lei foi sancionada nessa segunda-feira (5) e terá de ser regulamentada.

Adotar esse modelo de ensino não será obrigatório, mas se os pais decidirem pelo ensino domiciliar, precisam comunicar a Secretaria de Estado da Educação, que ficará responsável pela supervisão e avaliação periódica das atividades, como explicou o governador Ratinho Júnior, à Agência Estadual de Notícias. [ouça o áudio acima]

Segundo o Governo do Estado, o modelo de ensino domiciliar poderá ser aplicado aos estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio. E a supervisão para garantir a segurança dos alunos ficaria a cargo do Conselho Tutelar. A Lei pede ainda que, caso os responsáveis optem por essa modalidade, comprovem a interação social dos alunos em atividades coletivas, por no mínimo 8 horas por mês. O texto da lei estadual também proíbe pais ou responsáveis condenados por crimes contra a vida e na Lei Maria da Penha de adotarem a prática.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade