Legislativo vai devolver R$ 4 mi e pede que dinheiro seja investido no projeto ‘Juro Zero’
Imagem Ilustrativa | Foto: Divulgação/CMM

Finanças

Legislativo vai devolver R$ 4 mi e pede que dinheiro seja investido no projeto ‘Juro Zero’

Política por Luciana Peña em 12/12/2020 - 12:00

O projeto, que ainda está sendo elaborado pela Prefeitura de Maringá, prevê empréstimos a pequenas empresas numa parceria com instituições financeiras. Mas quem paga os juros é o município. 

O Juro Zero é um projeto que já existe em Foz do Iguaçu e deve ser implantado também em Maringá.

Funciona assim: o micro e pequeno empresário, empreendedor individual ou profissional liberal faz o empréstimo numa instituição financeira, mas quem paga os juros da operação de crédito é a prefeitura.

O município se responsabiliza pelos juros do financiamento, não pelo empréstimo. Se o cliente ficar inadimplente tem que se entender com o credor.

A ideia foi apresentada aos vereadores de Maringá, que gostaram e querem colaborar, principalmente neste momento de pandemia em que muitos empresários precisam de ajuda para pagar as contas.

E o Legislativo deve entrar com uma bolada: cerca de 4 milhões de reais. Recursos que segundo o presidente da Câmara Mário Hossokawa foram economizados e serão devolvidos ao município, com a sugestão de que sejam empregados no projeto. [ouça no áudio acima]

Os 4 milhões de reais estão no caixa da Câmara e serão transferidos para a conta da Prefeitura. A pandemia não aumentou os gastos do Legislativo. [ouça no áudio acima]

Segundo a Secretaria da Fazenda, com 4 milhões de reais para pagar juros é possível alavancar até 30 milhões de reais em empréstimos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade