Legislativo vai devolver R$ 4 mi e pede que dinheiro seja investido no projeto ‘Juro Zero’

12/12/2020 / Atualizado em 26/10/2025 Por Luciana Peña
Legislativo vai devolver R$ 4 mi e pede que dinheiro seja investido no projeto ‘Juro Zero’

O projeto, que ainda está sendo elaborado pela Prefeitura de Maringá, prevê empréstimos a pequenas empresas numa parceria com instituições financeiras. Mas quem paga os juros é o município. 

O Juro Zero é um projeto que já existe em Foz do Iguaçu e deve ser implantado também em Maringá.

Funciona assim: o micro e pequeno empresário, empreendedor individual ou profissional liberal faz o empréstimo numa instituição financeira, mas quem paga os juros da operação de crédito é a prefeitura.

O município se responsabiliza pelos juros do financiamento, não pelo empréstimo. Se o cliente ficar inadimplente tem que se entender com o credor.

A ideia foi apresentada aos vereadores de Maringá, que gostaram e querem colaborar, principalmente neste momento de pandemia em que muitos empresários precisam de ajuda para pagar as contas.

E o Legislativo deve entrar com uma bolada: cerca de 4 milhões de reais. Recursos que segundo o presidente da Câmara Mário Hossokawa foram economizados e serão devolvidos ao município, com a sugestão de que sejam empregados no projeto. [ouça no áudio acima]

Os 4 milhões de reais estão no caixa da Câmara e serão transferidos para a conta da Prefeitura. A pandemia não aumentou os gastos do Legislativo. [ouça no áudio acima]

Segundo a Secretaria da Fazenda, com 4 milhões de reais para pagar juros é possível alavancar até 30 milhões de reais em empréstimos.