Lagoa do Horto Florestal de Astorga está secando, diz Sodema
Foto: Divulgação/Sodema

Crise hídrica

Lagoa do Horto Florestal de Astorga está secando, diz Sodema

Meio Ambiente por Luciana Peña em 22/09/2021 - 09:34

A Sociedade em Defesa do Meio Ambiente alerta que o rio que leva a água até a lagoa do Horto Florestal é um afluente do Rio Pirapó, que abastece Maringá. Para o presidente da Sodema, o sinal é um alerta sobre a saúde da bacia hidrográfica do Rio Pirapó.

O Horto Florestal ou Bosque de Astorga foi criado em 1996 e nesta administração está sendo revitalizado.

Nessa terça-feira (21), servidores da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários da Sociedade em defesa do Meio Ambiente (Sodema) estiveram no bosque para o plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore.

O presidente da Sodema, José Ribamar Lopes, ficou impressionado com a lagoa que existe dentro do bosque, que está com um nível bem abaixo do normal.

O presidente da Sodema faz um alerta. Segundo ele, a água da lagoa vem de um ribeirão que é afluente do Rio Pirapó, o que pode ser um sinal de que a bacia hidrográfica do Pirapó, que abastece Maringá, está sofrendo com a crise hídrica. [ouça o áudio acima]

O presidente da Sodema sugere a construção de represas para armazenar água e garantir o abastecimento da população que depende do Pirapó. [ouça o áudio acima]

A Sanepar informou que não há risco de desabastecimento para cidades abastecidas pelo Rio Pirapó.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550