Para evitar filas e aglomerações nas eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral aposta na tecnologia.
Duas ferramentas tecnológicas vão evitar as longas filas para a justificativa de ausência, registradas em todas as eleições.
Uma delas é o e-Título, um aplicativo de celular, baixado de graça nos sistemas operacionais Android e IOS, que nestas eleições permite justificar a ausência de quem estiver fora do domicílio eleitoral. O e-Título funciona com georreferenciamento, o que comprova a distância entre o eleitor e o domicílio eleitoral. O aplicativo é leve e não consome dados de internet.
Mas é bom baixar o e-Título o mais rápido possível porque no dia da votação pode ser mais difícil, por causa da quantidade de acessos, alerta a coordenadora de comunicação do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, no Paraná, Rubiane Kreuz.[ouça no áudio acima]
Outra ferramenta é o sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral. O eleitor tem até 60 dias após a votação para entrar no sistema e justificar a ausência, enviando um documento que comprove o motivo da ausência, como atestado médico, por exemplo. [ouça no áudio acima]
Para quem não tem internet ou celular, a opção será entrar em contato com o Fórum Eleitoral, por telefone, em até 60 dias após a eleição, para combinar a entrega da justificativa.