Justiça suspende audiência de conciliação entre município e Hospital Psiquiátrico
Foto: Google Street View

Saúde

Justiça suspende audiência de conciliação entre município e Hospital Psiquiátrico

Saúde por Luciana Peña em 28/08/2023 - 13:29

O juiz de Direito Márcio Augusto Matias Perroni, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, determinou a suspensão da audiência de conciliação entre a Secretaria de Saúde de Maringá e o Hospital Psiquiátrico.

A audiência estava marcada para a sexta-feira (1º), às 9h30, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

A decisão foi tomada após o juízo analisar um parecer do Ministério Público. A manifestação da promotoria de Justiça da Saúde tem 49 páginas e foi juntada ao processo.

No documento, o Ministério Público se posiciona contra a realização da audiência de conciliação:

“Vale dizer, as normas sanitárias não podem ser objeto de negociação ao bel prazer das partes. São normas legais, cogentes, previamente estabelecidas, com o objetivo de proteção à saúde pública – bem constitucionalmente previsto e inegavelmente indisponível. Lado outro, quanto à alegada inexistência de risco à saúde nas
infrações constatadas, que embasa as pretensões da parte autora, deve-se observar que
tal apreciação decorre da análise de critérios técnico-científicos pela equipe de Vigilância
Sanitária (...).

O Hospital Psiquiátrico de Maringá está interditado há mais de um ano. Em julho, o vice-presidente do HPM, Maurício Parisotto, disse em entrevista à CBN Maringá que dialogava com a Secretaria de Saúde do Município, em busca da reabertura da unidade.

Além da audiência marcada para sexta-feira (1º), o Hospital convidou a imprensa para visitar as instalações que foram reformadas. A visita está marcada para quarta-feira (30).

O vice-presidente do HPM, Maurício Parisotto, disse que a decisão judicial é um procedimento jurídico comum e que está confiante na reabertura do hospital. [ouça o áudio]

A Justiça determinou que as partes se manifestem no processo num prazo de 10 dias.

Com colaboração de Brenda Caramaschi.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade