Justiça Eleitoral anula votos de partido acusado de lançar ‘candidata laranja’
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Paranapoema

Justiça Eleitoral anula votos de partido acusado de lançar ‘candidata laranja’

Política por Luciana Peña em 31/08/2021 - 08:14

Segundo o Ministério Público do Paraná, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos em 2020 por um partido na disputa por vaga na Câmara Municipal de Paranapoema.

A legenda foi acusada de lançar uma candidatura fraudulenta, ou laranja, apenas para preencher a cota de candidatas mulheres.

Por consequência da decisão da Justiça Eleitoral, cinco candidatos eleitos para a Câmara de Vereadores tiveram os registros e os diplomas de candidatura cassados. Os suplentes também tiveram a mesma punição. Ainda cabe recurso.

O Ministério Público apurou que uma candidata lançada pelo partido em duas eleições não fez esforço nenhum para se eleger. Ela concorreu em 2016 e em 2020 e só fez um voto nestas duas eleições. Até parentes e amigos votaram em outros candidatos, o que caracteriza, segundo o MP, fraude à cota de gênero.

A Justiça Eleitoral determinou que seja feita a recontagem total dos votos para vereador na eleição de 2020 em Paranapoema.

A configuração atual da Câmara será ajustada de acordo com os votos válidos remanescentes, após a exclusão dos vereadores punidos.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade