Justiça considera greve de professores em Paiçandu ilegal
Foto: TJPR/divulgação

TJ

Justiça considera greve de professores em Paiçandu ilegal

Educação por Geovan Petry em 30/08/2022 - 18:55

Uma liminar foi expedida pelo Tribunal de Justiça do Paraná na tarde desta terça-feira (30). No documento, o desembargador considera que, mesmo a greve sendo um direito, no caso da paralisação anunciada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Paiçandu para essa quarta-feira (31), é ilegal. E caso a greve não seja suspensa, será aplicada multa ao sindicato.

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, através do desembargador Abraham Lincoln Calixto, expediu liminar em que determina que a greve dos professores da educação do município de Paiçandu, marcada para essa quarta-feira (31) deve ser suspensa imediatamente. O documento de 4 páginas afirma que se trata de "ação declaratória de ilegalidade/abusividade de greve” proposta pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Paiçandu (SISMUP)."

A liminar considera que há o direito de greve por parte dos servidores, porém, os serviços de educação são considerados essenciais e que "não há indicativos de que as negociações já se encerraram, nem houve até o momento apresentação do plano de greve em que deixe claro como se daria a garantia da continuidade da prestação dos serviços, nem com indicação de qual o percentual mínimo de servidores que seriam mantidos, conforme exige a Lei da Greve, do que aparente a ilegalidade do ato."

O desembargador, na liminar expedida, determina que o sindicato suspenda o movimento de greve e a paralisação dos serviços públicos de educação no Município de Paiçandu sob pena de multa diária de R$2.000,00 (dois mil reais), até o limite de R$60.000,00 (sessenta mil reais), sem prejuízo das demais penalidades criminais cabíveis.

A CBN procurou a diretora sindical, Lilian Mozer, para saber como o sindicato vai se portar diante dessa liminar. Até o momento não tivemos retorno.

A greve que estava marcada para essa quarta-feira (31) pede o reajuste de 33,24% determinado pelo Governo Federal para todos os níveis. Segundo o sindicato, somente o índice do IPCA, que é de 10,6%, foi repassado pela prefeitura de Paiçandu, em fevereiro, aos professores. 

Atualizado em 31/08/2022 às 09h26: O sindicato que representa os servidores da educação informou à reportagem que decidiu adiar a greve.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade