Justiça condena mulher por racismo em Maringá
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/Internet

Decisão

Justiça condena mulher por racismo em Maringá

Cidade por Victor Simião em 28/04/2020 - 16:06

Sentença determina dois anos de serviços comunitários. O caso ocorreu na cidade em 2018, quando a mulher utilizou termos como “macaco” e “preto” para se referir a dois irmãos. 

Uma mulher foi condenada por injúria discriminatória e racismo em Maringá. A decisão é do juiz Devanir Manchini, da 2ª Vara Criminal, e foi proferida em março deste ano. A sentença veio após quase dois anos, quando a mulher chamou dois jovens negros de “preto”, “macaco” e outros termos. 

O caso começou por conta de um problema envolvendo vagas em garagens em um prédio, no residencial Cidade Nova, em julho de 2018. Nilson Lucas Gabriel e a irmã dele deixaram as bicicletas em uma das vagas de estacionamento. Em algumas ocasiões, as bicicletas entraram na vaga da vizinha, que não gostou  porque a situação aconteceu mais de uma vez. E aí ela ofendeu os jovens com palavras racistas. Um áudio gravou a fala da mulher.

Na decisão, o juiz aceitou um áudio que foi apresentado pela acusação. Além disso, declarou que as três testemunhas confirmaram os fatos.  

A acusada não tem passagens pela polícia, e a pena dela foi convertida em trabalho voluntário, além de multa - que ainda não foram estipulados. 

A advogada Ana Caroline Salvalajo Dechiche, que representa os jovens, disse ter se sentido satisfeita com a pena. O motivo: a Justiça entendeu que houve racismo. [ouça no áudio acima]

A CBN Maringá entrou em contato com o advogado Renato Kumano, que defende a acusada. Ele disse que iria falar com a cliente e poderia atender a reportagem na tarde de quarta-feira (29). 

A condenação é em primeira instância, e a defesa já protocolou recurso. A acusada mudou de cidade.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade