Justiça autoriza funcionamento de panificadoras no feriado e no domingo

9/04/2020 / Atualizado em 26/10/2025 Por Luciana Peña
Justiça autoriza funcionamento de panificadoras no feriado e no domingo

A decisão liminar atende pedido do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná. Em Maringá, decreto municipal proibia a abertura das panificadoras nessa Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa.


Ouça a reportagem completa:

 

Nessa quarta-feira, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça ao Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná autorizou a abertura de panificadoras na sexta-feira, feriado nacional, e também no domingo.

O sindicato recorreu novamente à Justiça para garantir o direito de comerciantes de Maringá a abrir o estabelecimento nestes dois dias. 

Um decreto municipal estendeu o horário de funcionamento nesta quinta e no sábado para proibir a abertura na sexta e no domingo.

O presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitarias, Vilson Borgman, diz que a as panificadoras abertas ajudam a reduzir o movimento nos mercados neste período de Páscoa. [ouça no áudio acima]

Uma das panificadoras mais movimentadas da região central de Maringá não irá abrir nessa sexta, mas já está se preparando para abrir no domingo, diz o empresário Eduardo Fernandes.[ouça no áudio acima]

A panificadora, que normalmente só fecha dois dias por ano; no Natal e no Ano Novo,  organizou o fluxo de clientes e colocou um funcionário só para cuidar da higienização de quem entra. [ouça no áudio acima]

A prefeitura informou que não irá recorrer da decisão.