Júri dos acusados de matar auditor-fiscal será nessa quarta-feira (5)
José Antônio Sevilha | Foto: Acervo Pessoal

Caso Sevilha

Júri dos acusados de matar auditor-fiscal será nessa quarta-feira (5)

Segurança por Letícia Tristão em 04/10/2022 - 10:38

17 anos após o assassinato de José Antônio Sevilha, e depois de dois juris dissolvidos e adiamentos por causa da pandemia, os acusados serão julgados. Sevilha foi morto em uma emboscada. O motivo seria o trabalho investigativo do auditor-fiscal.

É um desejo de justiça, não só da família, mas da categoria. Há 17 anos, o auditor-fiscal da Receita Federal José Antônio Sevilha foi assassinado com quatro tiros à queima-roupa, em Maringá.

Os acusados do crime vão a júri nessa quarta-feira (5), na Justiça do Trabalho de Maringá.

Sevilha foi morto em uma emboscada, no dia 29 de setembro de 2005. O motivo seria o trabalho investigativo do auditor-fiscal que gerou autuações de cerca de R$ 100 milhões à uma importadora de brinquedos.

Poucos meses após a morte de Sevilha, a Polícia Federal chegou ao nome do empresário possível mandante do crime.

Apesar do inquérito concluído, que apontou outras quatro pessoas possivelmente envolvidas no crime, a primeira data para julgamento foi marcada somente 14 anos após o homicídio.

O julgamento estava marcado para agosto, mas foi adiado a pedido da defesa dos acusados.

O julgamento do caso Sevilha foi iniciado pela primeira vez em agosto de 2019, mas foi dissolvido depois de seis dias após a defesa de dois dos três réus abandonar o tribunal.

A sessão de julgamento foi marcada novamente para março de 2020 e acabou sendo dissolvida mais uma vez porque um dos membros do conselho de sentença teve um problema de saúde.

E depois o julgamento foi postergado em função da pandemia de Covid-19.

O assassinato de Sevilha tornou-se um dos casos emblemáticos sobre os riscos que envolvem o trabalho do auditor-fiscal no Brasil.

Ele era chefe da seção de controle aduaneiro e havia descoberto um esquema de subfaturamento e fraude na empresa de Marcos Gottlieb, apontado pelo inquérito policial como mandante do crime.

A polícia também chegou a Fernando Ranea da Costa, apontado como executor, e o advogado Moacyr Macedo, que teria intermediado o contato entre os dois. Outras duas pessoas também estariam supostamente envolvidas, mas uma morreu e outra nunca foi localizada, o que resultou no desmembramento do processo.

Fernando Costa teve prisão preventiva decretada a pedido do Ministério Público por risco de fuga. Marcos Gottlieb também foi preso preventivamente em maio de 2019. Desde dezembro de 2020, os dois cumprem a pena em prisão domiciliar. Se condenados, a pena pode ser de até 30 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado.

O Sindifisco, Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, promoveu nas últimas semanas, em Maringá, uma série de ações publicitárias sobre a importância do julgamento.

O sindicato também lançou no ano passado um documentário “Sevilha: Em Nome do Estado”, que reconstitui os últimos passos de Sevilha no dia de seu assassinato e reúne depoimentos de autoridades e amigos do Auditor-Fiscal. O documentário pode ser assistido no canal da entidade no YouTube.

A viúva do auditor-fiscal, Mariângela Sevilha, gravou um depoimento ao Sindifisco Nacional para marcar os 17 anos do assassinato do marido. [ouça o áudio acima]

Nesta terça-feira (4), o Sindifisco realiza, no Auditório da Delegacia da Receita Federal de Maringá, a partir das 14h, o seminário “Segurança Funcional”, que vai debater questões como o desmonte da fiscalização e o aumento da violência contra representantes do Estado.

A formação do Conselho de Sentença está marcada para essa quarta-feira (5) às 15h.

Colaboração do GMC Online e Sindifisco Nacional.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade