Série Secretários
‘Pretendo reabrir a usina de asfalto’, diz secretário da Seinfra
Brasil x Suíça
A seleção brasileira de futebol entra em campo nessa segunda-feira (28), para o segundo jogo na Copa do Mundo do Catar. Dessa vez, o jogo será contra a Suíça e ocorrerá às 13h (horário de Brasília).
Novamente, alguns serviços de Maringá terão horário diferenciado por conta do jogo, conforme o decreto nº 2230/2022, publicado no dia 11 de novembro. Os horários dos expedientes serão alterados, com exceção dos serviços essenciais, como os hospitais, UPAs, restaurantes populares, entre outros, que terão horário normal de funcionamento.
Nessa segunda-feira (28), o expediente nas repartições públicas será das 8h às 12h. No dia 2 de dezembro, em que a Seleção enfrenta o Camarões às 16h, as repartições públicas funcionarão das 8h às 14h.
Além do Paço Municipal e das secretarias, outros serviços que terão horário de expediente alterado por conta dos jogos são as escolas municipais, unidades básicas de saúdes e a coleta de lixo convencional e seletiva.
Os restaurantes populares de Maringá funcionam normalmente.
Comércio
Segundo o Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região), cada comércio terá autonomia para operar em expediente normal ou reduzido nessa segunda-feira (28).
“As negociações da jornada de trabalho nos dias dos jogos do Brasil ficarão a critério do empregador. Caso a seleção se classifique para disputar a final no dia 18 de dezembro (domingo natalino), ficará vedada a utilização de mão de obra dos empregados neste dia”, afirma a direção do Sivamar.
Bancos, INSS, Correios
As agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de Copa do Mundo em que a seleção brasileira jogar. A decisão foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
No caso de jogos às 13h, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30 ( em estados com horário igual ao horário de Brasília); e nos dias de jogos às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 14h (também no horário de Brasília).
Caso o Brasil avance para as etapas seguintes e tenha algum jogo marcado para as 12h, o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
Segundo a Febraban, a decisão considera questões como a segurança das agências e de transporte de valores.
Canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, e salas de autoatendimento funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos pela própria agência.
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão horário especial de funcionamento. Nos dias de jogos às 16h (horário de Brasília), o atendimento será até às 14h. Quando o jogo for às 13h, caso desta segunda-feira, o atendimento será até 11h.
A central telefônica 135 também terá alteração O atendimento humano será suspenso 30 minutos antes da partida, retornando 30 minutos após o término do jogo. Nesse intervalo, a central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico.
O portal Meu INSS também seguirá disponível tanto no site quanto no aplicativo de celular, disponível para iOS e Android.
Nos Correios, durante a primeira fase dos jogos da seleção brasileira (24 e 28 de novembro e 2 de dezembro), o expediente será encerrado uma hora antes do início das partidas.
Shoppings
Os shoppings estarão abertos, porém, as lojas podem abrir de forma facultativa na hora dos jogos do Brasil. No Mandacaru Boulevard, as lojas estarão fechadas durante o jogo e reabrirão depois.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional