João Arruda comanda encontro do MDB, em Maringá
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

João Arruda comanda encontro do MDB, em Maringá

O Assunto é Política por Diniz Neto em 02/08/2019 - 10:21

Assuntos na coluna de hoje: 
- MDB MOBILIZADO REALIZA REUNIÃO EM MARINGÁ
- ENCONTRO REGIONAL DO PDT NA SEMANA QUE VEM
- SESSÃO DA CÂMARA
- UEM, CADA VEZ MAIS SURPREENDENTE
- PRÉ-CANDIDATOS EM ITAMBÉ

MDB MOBILIZADO REALIZA REUNIÃO EM MARINGÁ
O MDB de Maringá receberá hoje o seu presidente estadual, João Arruda, para um encontro regional que será realizado a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. 
São esperados emedebistas de Maringá da região e de regiões próximas.

João Arruda chegará em Maringá no começo da tarde e cumprirá, ao lado do vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, e do vice-prefeito de Mandaguari, Ari Stroher, uma agenda de visitas e contatos até o evento, na Câmara.

João Arruda foi candidato a governador e assumiu a presidência do MDB do Paraná com a missão de reestruturar o partido. No encontro de hoje ele falará sobre as ideias e os projetos para o MDB.

Um dos objetivos concretos é a eleição de vereadores e prefeitos nas eleições municipais do ano que vem.

ENCONTRO REGIONAL DO PDT NA SEMANA QUE VEM
Na semana que vem os pedetistas receberão a visita do deputado estadual Goura Nataraj, presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Paraná.

Goura foi o único vereador de Curitiba eleito deputado estadual nas eleições do ano passado. Defende as causas da mobilidade, meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, cultura da paz e acessibilidade. Ele é pré-candidato a prefeito de Curitiba.

Na próxima sexta-feira, dia 9, Goura coordenará o Seminário de Políticas Ambientais, a partir das 8h30, no auditório Joaquim Lauer, no bloco 6 do Unicesumar. Temas: Unidades de conservação, recursos hídricos e agricultura sustentável. Participação da professora pós-doutora Cristhiane Okawa, da UEM, falando sobre nossos rios, e do extensionista Rural Dr. Ricardo Silva (Emater) – encerramento com debate.

A tarde ele visitará obras de mobilidade em Maringá, em companhia de cicloativistas e amigos.

Às 17h30 ele participará de um encontro regional do PDT, no plenarinho da Câmara Municipal. Os pedetistas da região estão sendo convidados para participarem das atividades do deputado Goura, em Maringá, na próxima sexta-feira.

SESSÃO DA CÂMARA
Os vereadores retornam às sessões ontem, depois de um recesso iniciado em 12 de julho. O prefeito Ulisses Maia compareceu, acompanhado do vice-prefeito, Edson Scabora, de muitos secretários e diretores.

A presença do prefeito e de boa parte do primeiro escalão da sua equipe foi uma demonstração da boa relação entre os poderes e da proximidade de muitos vereadores da administração municipal.

UEM, CADA VEZ MAIS SURPREENDENTE
Sei que o assunto é complexo e delicado, envolve uma grande e importante instituição que a Universidade Estadual de Maringá, a UEM.

Professores e servidores da universidade estão em greve desde o final de junho e ontem o Conselho de Ensino, Extensão e Pesquisa (CEP/UEM) decidiu a retomada do calendário acadêmico com uma ressalva: A greve continua!

A retomada do calendário acadêmica, ou seja, a volta às aulas, é uma condição do governo para a renovação dos contratos com os professores temporários. Por essa razão o Conselho decidiu retomar as atividades, só que continua em greve.

Fica parecendo aquela coisa do “me engana que eu gosto”.

Fico imaginando e tentando entender: Como e quando intelectuais, pessoas qualificadas, perderam a capacidade de olhar para o outro lado da rua da universidade?

ITAMBÉ
Conversei ontem com o vereador Dinda, presidente da Câmara de Itambé. Filiado ao PDT, é uma liderança do partido e das forças políticas da região.
Me passou um pouco do que ocorre no município, das realizações do prefeito Vitor Fedrigo (Democratas), conhecido como Vitão, muito popular.  

Vitão sucedeu o prefeito Antonio Carlos Zampar, que governou Itambé por oito anos, tendo como vice-prefeito Benedito dos Santos, o Dito Bó, que foi o candidato da situação na eleição de 2016.

Não há uma definição de pré-candidaturas. Dinda acredita que as possibilidades de reeleição do Vitão são muito grandes.

São possíveis pré-candidatos Dito Bó (Progressistas), Antonio Carlos Zampar (PT) – comenta-se que a candidata poderá ser a sua esposa, Sueli. O vice-prefeito, Juscelio Moreski (PMN) e o vereador Stheevan Pavesi (PMN) são possibilidades. O quadro ainda é bastante indefinido. Mas vamos acompanhar e passar informações.    

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade