Jeton será pago para estimular a participação no conselho que será permanente
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

IPTU

Jeton será pago para estimular a participação no conselho que será permanente

Política por Luciana Peña em 14/12/2021 - 15:52

Os vereadores aprovaram o projeto que torna permanente o Conselho de Avaliações de Maringá, que tem o objetivo de revisar o cálculo do IPTU e ITBI. Os integrantes do conselho receberão remuneração pela participação nas sessões. 

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá, nesta terça-feira (14), os vereadores votaram um projeto que cria o Conselho Permanente de Avaliações do Município de Maringá.

O conselho tem a função de sempre acompanhar e avaliar a revisão do valor da base de cálculo do IPTU e ITBI.

E a defasagem nos valores do IPTU em Maringá já foi inclusive pauta em sessões do Legislativo. Com esse conselho atuando permanentemente, a planta genérica do município pode até ser refeita, o que pode aumentar ou até diminuir o valor do imposto pago pelo contribuinte.

Maringá tinha uma comissão que avaliava as demandas sobre o IPTU e ITBI, mas o Projeto de Lei torna o conselho permanente independentemente da gestão municipal, como explica o vereador Alex Chaves. [ouça o áudio acima]

A novidade é que os integrantes do conselho vão receber remuneração, valor de 5% do padrão de vencimento DAS1 do município, na forma de Jeton. O que pode pode até parecer polêmico, mas os vereadores aprovaram o projeto.

Segundo o vereador Alex Chaves, é uma forma de estimular a participação dos integrantes que podem responder até ações judiciais no futuro. [ouça o áudio acima]

De acordo com o texto do projeto, o conselho deve ser composto por 11 membros, com representantes do poder público e instituições ligadas ao setor imobiliário e da construção Civil.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade