Investigação do MP apura cobrança ilegal para corte de árvores em Maringá; alvos são servidores municipais
Foto: MP/ Divulgação

Furando a fila

Investigação do MP apura cobrança ilegal para corte de árvores em Maringá; alvos são servidores municipais

Meio Ambiente por Luciana Peña em 19/09/2024 - 09:25

O Ministério Público desencadeou nesta quinta-feira (19), em Maringá, a Operação PIX.

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumprem oito mandados de busca e apreensão em endereços de investigados, que são servidores públicos municipais.

Eles são suspeitos de integrar um grupo criminoso que cobrava para realizar cortes, podas e remoção de árvores na cidade.

Os pagamentos eram feitos por PIX.

A Prefeitura de Maringá mantém uma lista que é pública e informada no Portal da Transparência dos pedidos de cortes e laudos que indicam a prioridade do caso. 

Árvores em iminente risco de queda têm prioridade para o corte.

Hoje estão na lista 5.205 protocolos,  312 em situação de emergência.

Os suspeitos desrespeitavam a ordem cronológica da lista e exigiam pagamento para agilizar e efetivar os serviços, utilizando maquinários do Município e  muitas vezes realizavam cortes ou podas sem laudo de engenheiro.

O promotor Leonardo Vilhena fala sobre a operação: 

 

A 20ª Promotoria de Justiça de Maringá solicita às pessoas que tenham sido vítimas de cobranças indevidas por qualquer tipo de serviço público que entrem em contato pelo telefone (44) 3227-1415 (de 2ª a 6ª feira, das 12h às 19h) ou pelo e-mail maringa.atendimento@mppr.mp.br caso queiram denunciar tais atos, que podem configurar crime.

A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Maringá e aguarda um retorno. 

(Atualizado às 10h35): A Prefeitura de Maringá informa que o próprio município enviou a denúncia para investigação do Ministério Público do Paraná. No dia 29 de agosto de 2023, a Prefeitura instaurou uma sindicância para apurar o caso e os servidores envolvidos foram imediatamente afastados. O município enviou mais informações ao Ministério Público no dia 8 de maio de 2024 e tem disponibilizado todas as informações solicitadas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade