INSS alerta para golpe envolvendo prova de vida

10/05/2024 / Atualizado em 26/10/2025 Por Redação CBN Maringá
INSS alerta para golpe envolvendo prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está alertando os aposentados e pensionistas sobre um novo tipo de golpe.

Falsários estão se passando por servidores do Instituto e indo à casa dos beneficiários com a justificativa de que estão fazendo a chamada prova de vida, para conferir que o aposentado ou pensionista está vivo.

Nestas visitas, os golpistas pedem fotos, dados e documentos do aposentado.

Se um beneficiário for procurado por falsos servidores do INSS deve denunciar pelo pelo site ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada.

O INSS reforça que este tipo de visita é golpe e também que não está convocando os beneficiários para realizar procedimento de prova de vida ou de recadastramento.

Caso o beneficiário queira pode fazer a comprovação de vida por conta própria pelo banco em que recebe o benefício ou pelo aplicativo Meu INSS, mas esse procedimento não é mais obrigatório.

Desde 2023, a responsabilidade pela prova de vida é do próprio INSS. Além disso, os bloqueios de pagamento por falta de prova de vida estão suspensos até o final de 2024.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048