A castração de cães e gatos é uma forma de reduzir a população de animais de rua. A maioria das cidades têm programas próprios de castração.
No Paraná, a ação que é promovida pelo Governo do Estado contemplou Maringá com 215 castrações gratuitas, como explica o gerente administrativo da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, Leandro Foz. [Ouça o áudio}
Os tutores que se encaixam nos critérios do programa deverão realizar a inscrição de forma presencial. O cadastramento será encerrado quando atingir o número de castrações disponibilizadas.
Para realizar as inscrições, os tutores deverão levar documento oficial com foto (RG ou carteira de habilitação), comprovante de residência e número de inscrição do Cadastro Único. A castração é destinada para cães e gatos saudáveis, machos e fêmeas, entre seis meses e oito anos de idade , como explica a diretora administrativa da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, Luciana Gehring. [Ouça o áudio]
As inscrições para o CastraPet estarão abertas na Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada na Avenida Centenário, 449, na quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Além disso, haverá também inscrições no Cras Requião, situado na Rua Maria Paulina Palma, 453, na segunda-feira, 16, e terça-feira, 17, das 9h às 16h.
As castrações serão realizadas nos dias 6 e 7 de janeiro de 2025 na Escola Municipal Olga Aiub Ferreira, na Rua Pioneiro Geraldo Portela, 85. O dia e o horário do procedimento serão definidos no momento da inscrição. [Ouça o áudio]
A Prefeitura de Maringá também conta com um programa municipal de castração. Desde 2017, foram realizadas mais de 45 mil castrações gratuitas. Por meio do aplicativo Petis, disponível para Android e IOS, onde a comunidade pode solicitar castrações para qualquer animal sem raça definida. Para realizar o processo, os tutores precisam estar inscritos no Cadastro Único e manter os dados atualizados. [Ouça o áudio].