Informalização do trabalho prejudica a sustentabilidade do transporte coletivo
A audiência pública realizada na noite dessa terça-feira (27) em Maringá é uma das etapas do Plano de Mobilidade Urbana | Foto: Divulgação/PMM

Mobilidade Urbana

Informalização do trabalho prejudica a sustentabilidade do transporte coletivo

Trânsito por Luciana Peña em 28/07/2021 - 09:53

E o transporte individual vai continuar sendo o principal modal da população de Maringá nos próximos dez anos.  Essas conclusões foram apresentadas por técnicos numa audiência pública sobre mobilidade urbana nessa terça-feira (27).

A audiência pública realizada na noite dessa terça-feira (27) em Maringá é uma das etapas do Plano de Mobilidade Urbana, que deve ser concluído em setembro.

A empresa Cidade Viva, contratada pela prefeitura, apresentou um diagnóstico do trânsito na cidade, avaliando formas de deslocamento, origem e destino, e trafegabilidade das vias urbanas.

Os técnicos também apresentaram um prognóstico para os próximos dez anos.

Neste período, a estimativa é que a população de Maringá ganhe 68 mil e 700 habitantes. Com isso algumas regiões da cidade ficarão mais adensadas, impactando o sistema de transporte.

O trabalho resultou em algumas conclusões, que vão merecer o debate do Poder Público e sociedade daqui para frente.

Uma das conclusões é que a informalização do trabalho está provocando uma evasão do transporte público. De 2012 a 2018, o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK), caiu 13%.

Entre a população de baixa renda, a tendência é a mobilidade a pé, com bicicleta ou motocicleta.

Para atrair a classe média para o transporte coletivo será necessário oferecer um modal diferente do ônibus, disse o diretor da empresa Cidade Viva, que executa o PlanMob, Ricardo Mendanha. [ouça o áudio acima]

Outra conclusão é que a tendência do maringaense será continuar preferindo o transporte individual. As vias públicas largas têm condições de absorver a demanda nos próximos dez anos, mas o Poder Público deve pensar em estimular opções como carros elétricos e menores, ou então dificultar, com taxas ou regras, o transporte individual. [ouça o áudio acima]

A audiência completa está disponível no Youtube. Basta procurar por 2ª audiência pública do plano de mobilidade urbana do município de Maringá.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade