Infantis em meio à crise
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Infantis em meio à crise

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/05/2020 - 09:10

Um grande número de pessoas não respeitam as medidas restritivas de isolamento e distanciamento social. Em várias cidades do Paraná há trabalho por parte do poder público para controlar os excessos.

Quem disse que o inimigo é aquele que se encontra no culto da violência diária, o bandido descrito nas páginas ou setor policial dos meios de comunicação? O inimigo mais perigoso é íntimo, espelho nosso do dia a dia. Um ser considerado normal, como nós, que frequenta os mesmos ambientes.

Neste período em que poderes públicos municipais tem pedido constantemente a obediência aos decretos, alguns até estaduais, como o uso de máscaras, é fácil perceber as pessoas que são resistentes. O cidadão comum. O ser humano que passaria despercebido em tempos de normalidade. 

Por que lhe falta maturidade para aceitar as medidas necessárias para a proteção da sociedade? A resposta está na construção de um ser ensimesmado, fechado em torno de sua própria vontade e interesse. O ser molecular, senhor de um “universo próprio”. Lapidado pela nossa retórica da particularidade. Não vê ninguém além dele mesmo e o que vê é sempre o que lhe convém. 

Se estamos espantados pela falta de respeito que alguns demonstram diante da pandemia tendo um comportamento de desprezo pela dor alheia e prevenção é porque não observamos com mais atenção nos tempos de normalidade o que o mesmo ser anuncia com seus atos. O debochado e irônico, machista e abusado, violento e impositor é idolatrado. Não é solidário, é cão de guarda. Serve para a guerra e não para a cooperação. 

Quando estamos em guerra com outros seres humanos, precisamos destes cães valentes, impiedosos e exterminadores. Fundamental ter no combate ao inimigo, quando este é outro ser humano, um perfil agressivo. Mas diante de uma pandemia em que se precisa de respeito a vida e preservação da paz, o cão de guerra para nada serve. Ele piora a situação e está a procura de suas vítimas, via de regra, quem deveria defender.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade