Maringá tem hoje mais de 3,5 mil empresas do setor industrial. É um setor que movimenta fortemente a economia local. Somente no segmento da indústria de alimentos, são 277 empresas. Esse é o segmento que movimenta anualmente cerca de R$ 4 bilhões, como compra de produtos, como farelo de soja, por exemplo. É um setor que gera cerca de 10 mil empregos.
Esses e outros dados do setor industrial foram apresentados pelo Ipplan, nesta quinta-feira (6). A pesquisa mapeou a estrutura industrial de Maringá e trouxe números que também podem direcionar o planejamento futuro da cidade como nas diretrizes do Plano Diretor.
Segundo a diretora de desenvolvimento econômico do Plano Diretor, Paloma de Assis, o setor alimentício é o maior segmento industrial da cidade. A construção Civil e o setor de TI também se destacam no município. [ouça o áudio acima]
A diretora-presidente do Ipplan, Bruna Barroca, explica que o objetivo da pesquisa foi identificar as vertentes da indústria que podem ser melhor exploradas e criar um sistema único de informação. Ela afirma que há um planejamento já montado para mapear também outras áreas. [ouça o áudio acima]
Segundo o prefeito Ulisses Maia, as informações da pesquisa são fundamentais para o planejamento a longo prazo da cidade.