Liberdade de expressão
Indignação de vereador com reportagem na tv vai parar na delegacia
Cidade por Brenda Caramaschi em 01/02/2025 - 11:30Após o vereador Geremias Vicente da Silva (PL), de Maringá, tentar intimidar a equipe da RICtv, afiliada da Record no Paraná, ao ir até a emissora presencialmente depois de discordar da repercussão de uma matéria veiculada no programa Balanço Geral da região, instituições do Paraná emitiram posicionamento favorável à emissora. O noticiário apresentou, no último dia 29, uma proposta do vereador que visa conceder folga remunerada para servidores públicos no dia de seus aniversários. Durante a transmissão, o vereador Geremias Vicente da Silva foi entrevistado para oferecer seus argumentos a favor da indicação.
O formato do programa, transmitido ao vivo, ampliou a discussão, permitindo que telespectadores interagissem e expressassem suas opiniões por meio das redes sociais. Segundo a nota divulgada pelo Grupo Ric, essa interação “promoveu um rico debate público sobre o tema, alinhado ao objetivo do programa de fomentar discussões relevantes para a sociedade”. Segundo o Grupo Ric, “o apresentador do programa, Nader Khalil, mesmo que tecendo críticas à proposta, se manteve amparado pela liberdade de expressão e pelo direito à crítica”.
Insatisfeito com a repercussão negativa, o vereador ignorou a orientação da emissora de enviar seu novo posicionamento por meios oficiais, optou por comparecer pessoalmente à sede da RICtv Maringá, o que foi lido como uma postura de intimidação contra a equipe do programa e, particularmente, contra o apresentador Nader Khalil. O grupo entendeu que houve tentativa de confronto direto com o apresentador.
O Partido Liberal (PL) de Maringá disse que “respeita o trabalho da imprensa e apoia à liberdade de expressão e opinião” e que o vereador terá 72 horas para apresentar a versão dele dos fatos. A nota foi assinada pelo presidente municipal do partido, Delegado Jacovós.
[ouça o áudio acima]
Nader Khalil registrou um boletim de ocorrência em que descreve as ameaças do vereador. Segundo o documento, o parlamentar chegou a seguir um carro com a esposa do profissional na tentativa de encontrá-lo. Geremias Vicente da Silva pode ser investigado por abuso de autoridade, ameaça, difamação, injúria e perturbação do trabalho. Uma notificação extrajudicial foi enviada ao presidente da Câmara de Vereadores de Maringá, Sidnei Telles, e ao presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Mario Verri, pedindo uma investigação por quebra de decoro parlamentar. A notificação está sendo avaliada pelo jurídico Câmara.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apontaram que Geremias tentou “impor suas opiniões de forma indevida, adotando postura de intimidação e ameaça”.
O vereador Geremias Vicente da Silva falou sobre o assunto dizendo que o caso será resolvido na justiça.
[ouça o áudio acima]
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade