IML tenta identificar seis ossadas encontradas em Maringá e região
Equipe do IML de Maringá está empenhada em identificar seis ossadas encontradas na cidade e região – Foto: Divulgação IML

Antropologia forense

IML tenta identificar seis ossadas encontradas em Maringá e região

Segurança por Fabio Guillen/GMC Online em 14/05/2021 - 18:53

A equipe de Odontologia Legal e Antropologia Forense do Instituto Médico Legal (IML) de Maringá está estudando seis ossadas humanas que foram encontradas em Maringá e região nos últimos meses. O trabalho, que antes era realizado somente em Curitiba, agora passou a ser feito no IML de Maringá. A unidade está atendendo todo o interior do Estado. 

A perita oficial odontolegista e chefe adjunta da Polícia Científica, Larissa Barros Costa Macedo Martins, disse que esse trabalho vai ajudar muito nas investigações de pessoas desaparecidas em Maringá e região. Larissa está trabalhando em Maringá em seis casos diferentes. 

“É um trabalho que só existia em Curitiba, mas agora estamos atendendo aqui o interior do Paraná. É um trabalho novo aqui na região. A gente tem outras ossadas aqui na região que vão chegar até nós de Paranavaí, Campo Mourão, Londrina que a gente vai atender. Alguns chegam com suposta identidade que a família reconheceu uma roupa, algum pertence, algo desse tipo. Quando isso não acontece, a gente envia para Curitiba as medidas para que eles gerem o desenho e esse desenho vai junto com nosso laudo para a delegacia”, explicou Larissa Barros Costa Macedo Martins. 

O desenho que a perita oficial odontolegista explicou é o desenho forense, que consiste em criar uma imagem de como seria a pessoa em vida. Esse trabalho feito pelo IML de Curitiba ajuda as famílias a reconhecerem a vítima. “Com essas medidas que a gente faz, principalmente do crânio, o artista forense que tem em Curitiba consegue fazer o desenho aproximado de como a pessoa seria em vida e isso ajuda no reconhecimento por parte dos familiares”, disse Larissa. 

Com a chegada desse trabalho no IML de Maringá, ossadas encontradas em outras regiões serão trazidas para cá. Segundo Larissa, nos próximos dias as equipes vão receber ossadas de Londrina, Paranavaí e Campo Mourão. A ideia é fazer os estudos para identificar o quanto antes as ossadas encontradas. Em alguns casos, eles usam a arcada dentária da vítima. 

“Solicitamos a documentação odontológica, se essa vítima já passou por algum tratamento odontológico, e aí faço o exame comparativo e a gente consegue identificar ou não a pessoa”, esclareceu a perita. 

Famílias de pessoas desaparecidas em Maringá e região podem procurar a delegacia 

O resultado do trabalho feito pela equipe de Ciência Forense do IML de Maringá poderá ser consultado nas delegacias da região. Os familiares de pessoas desaparecidas podem procurar os delegados e solicitar se já existe alguma informação de ossadas encontradas nos últimos meses têm relação com os desaparecidos. 

Segundo a perita oficial odontolegista toda a documentação e o laudo são enviados para os delegados para que eles possam dar sequência nas investigações. “A família tem que procurar a delegacia solicitando informações da pessoa desaparecida que o delegado, quando receber nosso laudo, vai ter um perfil das ossadas que estão sob custódia da polícia científica”, explicou. 

Esse trabalho feito há muitos anos pelo IML de Curitiba e, agora, também pelo IML de Maringá, já ajudou a solucionar inúmeros casos de pessoas desaparecidas. O estudo feito nos ossos e nos crânios ajudam a chegar à identidade da vítima e trazer um conforto maior aos familiares. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade