A campanha anual de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (4) para pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Em Maringá, a aplicação das doses será feita em 16 unidades de saúde. Este ano, trabalhadores da saúde que não completaram o calendário vacinal contra o sarampo também poderão ser imunizados contra essa doença.
As vacinas podem ser feitas simultaneamente com doses contra a Covid porque, de acordo com a infectologista Ana Gurgel, já ficou comprovado que não há contraindicação. [ouça o áudio acima]
Mas é importante reforçar que, caso a pessoa esteja com sintomas gripais, é recomendado esperar para se vacinar. [ouça o áudio acima]
Após o término desse público alvo, a vacinação contra influenza será aberta para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores de ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Após a finalização desses grupos, a vacina será disponibilizada para o restante da população.
O ′Dia D′ de vacinação contra gripe e sarampo será no dia 30 de abril. A campanha de imunização segue até dia 3 de junho.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550