IBGE abre 149 vagas para recenseador em Maringá; veja como se candidatar
Imagem ilustrativa/Foto: acervo/IBGE

Censo 2022

IBGE abre 149 vagas para recenseador em Maringá; veja como se candidatar

Cursos e Concursos por Monique Manganaro/GMC Online em 13/06/2022 - 11:40

Um novo processo seletivo aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está selecionando pessoas em Maringá para trabalhar no Censo Demográfico de 2022. Apenas no município são 149 vagas para o cargo de recenseador. As inscrições ficam abertas até quarta-feira (15).

De acordo com informações do coordenador regional do IBGE, Sérgio Ricardo Braga, este processo é complementar ao aberto em janeiro deste ano, já que o primeiro não preencheu todas as vagas disponíveis na região. 

Além das 149 vagas para Maringá, há ainda 67 vagas em Sarandi, 28 em Paiçandu, 22 em Mandaguari, 7 em Mandaguaçu, 5 em Presidente Castelo Branco, 6 em São Jorge do Ivaí e 5 vagas em Itambé. Em todo o Paraná ainda precisam ser contratados 4.359 trabalhadores temporários para este cargo. 

Neste novo processo seletivo não haverá prova. Os candidatos serão selecionados por meio de comprovação de título, considerando o grau de escolaridade de cada candidato. Contudo, segundo o IBGE, é exigida a comprovação de Ensino Fundamental completo. 

O grau de escolaridade de cada candidato renderá pontos ao participante, explica Braga. As titulações, porém, não são cumulativas. Veja a tabela:

Foto: Reprodução/IBGE
Foto: Reprodução/IBGE

A remuneração no cargo será por produção. “[Os trabalhadores receberão] de acordo com a quantidade de questionários coletados. Cada tipo de questionário tem um valor por unidade. A pessoa interessada pode fazer uma simulação lá no site de inscrição para ver qual a previsão de remuneração de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em seu município”, explica o coordenador regional do IBGE. 

Segundo o IBGE, recomenda-se que o recenseador tenha uma jornada de trabalho de ao menos 25 horas semanais.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário no site do IBGE. Não há taxa de inscrição. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 deste mês.

Ainda de acordo com o órgão, todos os trabalhadores passarão por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.

A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Acesse GMC Online 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade