IBGE abre 149 vagas para recenseador em Maringá; veja como se candidatar
Imagem ilustrativa/Foto: acervo/IBGE

Censo 2022

IBGE abre 149 vagas para recenseador em Maringá; veja como se candidatar

Cursos e Concursos por Monique Manganaro/GMC Online em 13/06/2022 - 11:40

Um novo processo seletivo aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está selecionando pessoas em Maringá para trabalhar no Censo Demográfico de 2022. Apenas no município são 149 vagas para o cargo de recenseador. As inscrições ficam abertas até quarta-feira (15).

De acordo com informações do coordenador regional do IBGE, Sérgio Ricardo Braga, este processo é complementar ao aberto em janeiro deste ano, já que o primeiro não preencheu todas as vagas disponíveis na região. 

Além das 149 vagas para Maringá, há ainda 67 vagas em Sarandi, 28 em Paiçandu, 22 em Mandaguari, 7 em Mandaguaçu, 5 em Presidente Castelo Branco, 6 em São Jorge do Ivaí e 5 vagas em Itambé. Em todo o Paraná ainda precisam ser contratados 4.359 trabalhadores temporários para este cargo. 

Neste novo processo seletivo não haverá prova. Os candidatos serão selecionados por meio de comprovação de título, considerando o grau de escolaridade de cada candidato. Contudo, segundo o IBGE, é exigida a comprovação de Ensino Fundamental completo. 

O grau de escolaridade de cada candidato renderá pontos ao participante, explica Braga. As titulações, porém, não são cumulativas. Veja a tabela:

Foto: Reprodução/IBGE
Foto: Reprodução/IBGE

A remuneração no cargo será por produção. “[Os trabalhadores receberão] de acordo com a quantidade de questionários coletados. Cada tipo de questionário tem um valor por unidade. A pessoa interessada pode fazer uma simulação lá no site de inscrição para ver qual a previsão de remuneração de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em seu município”, explica o coordenador regional do IBGE. 

Segundo o IBGE, recomenda-se que o recenseador tenha uma jornada de trabalho de ao menos 25 horas semanais.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário no site do IBGE. Não há taxa de inscrição. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 deste mês.

Ainda de acordo com o órgão, todos os trabalhadores passarão por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.

A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Acesse GMC Online 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550