Hospital da Criança começa ganhar forma
foto: Reprodução/Facebook

Maringá

Hospital da Criança começa ganhar forma

Saúde por Portal GMC Online em 28/02/2019 - 10:31

O Hospital da Criança, em Maringá, já está ganhando forma. Sua construção teve início no começo deste mês e, segundo o secretário de Saúde Jair Biatto, as obras estão dentro do cronograma previsto. “Estão sendo levantados os blocos e também está sendo aberta a rua de acesso ao hospital. Na semana que vem, teremos reunião com representantes da Organização Mundial da Família (OMF) para prestar contas”, explica.

Como a obra é uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e OMF, no fim de cada mês haverá uma reunião para prestação de contas.

A estrutura do hospital é pré-moldada, importada dos Estados Unidos, portanto, a obra que tinha prazo máximo de dois anos para ser finalizada, deve ficar pronta bem antes, entre o fim de 2019 e o começo do próximo ano. O custo estimado é de R$ 127 milhões.

O hospital será referência em alta complexidade pediátrica para mais de 115 municípios da macrorregião noroeste do estado. Ele fica num terreno de 88,6 mil m² do antigo aeroporto. Serão 160 leitos, sendo 20 destinados à UTI, e também um centro de pesquisa de doenças raras. A unidade vai oferecer 21 especialidades da pediatria, como oncologia, ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia, entre outras.

A deputada estadual Maria Victoria (PP) diz que a união de esforços tornou o sonho do Hospital da Criança de Maringá uma realidade para o município e região. "Assim que concluído, o hospital será um centro de referência no atendimento às crianças, principalmente na oncologia infantil. Sabemos que muitas famílias precisam levar seus filhos para tratamento em outras cidades. Isso gera custos, sofrimento e dificuldades. Queremos amenizar isso", afirmou.

Por Nailena Faian / Portal GMC Online