Suspeito
Homem é preso em Maringá suspeito de crimes sexuais contra irmã adolescente e mais dois menores
Um homem de 30 anos foi preso no fim da tarde desta quinta-feira (10) em Maringá, suspeito de cometer crimes sexuais contra uma adolescente de 16 anos e outras duas crianças, de 12 e 9 anos. A prisão preventiva foi cumprida pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).
Segundo a Polícia Civil, o mandado de prisão foi expedido pela Justiça após representação da autoridade policial responsável pela investigação. O caso começou a ser apurado em agosto deste ano, depois que a adolescente de 16 anos procurou as autoridades e relatou os abusos.
De acordo com o depoimento da vítima, após a morte da mãe, ela passou a morar com o investigado, que é seu irmão. A adolescente afirmou à polícia que já teria sido vítima de abuso sexual praticado por ele quando tinha aproximadamente seis anos.
Ainda conforme o relato, durante a convivência mais recente, o homem teria começado a enviar vídeos com conteúdo pornográfico e mensagens de caráter sexual à irmã. Ele também teria oferecido vantagens para que a adolescente mantivesse relações sexuais com ele. A jovem relatou ainda a ocorrência de atos de natureza sexual enquanto morava com o investigado.
Investigação identificou outras duas possíveis vítimas
Durante as investigações, os policiais analisaram mensagens apresentadas pela adolescente e encontraram indícios de que o suspeito poderia ter cometido crimes sexuais contra outras crianças que viviam nas proximidades.
As diligências levaram à identificação de outras duas possíveis vítimas: uma menina de 12 anos e o irmão dela, de 9 anos.
Segundo a Polícia Civil, o investigado tinha acesso facilitado às crianças porque elas moravam no mesmo terreno. A apuração aponta que o homem teria praticado atos libidinosos contra os menores em diferentes ocasiões, além de exibir conteúdo pornográfico a eles.
Os relatos também indicam que o suspeito oferecia dinheiro, presentes e outras vantagens às vítimas com o objetivo de facilitar ou estimular a prática dos atos.
Mãe das crianças relata ameaças
A mãe das duas crianças também procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Conforme o relato apresentado às autoridades, ela teria sido ameaçada pelo investigado e pelo irmão dele depois de confrontar o suspeito sobre os fatos.
O homem permanece preso e está à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para esclarecer todas as circunstâncias e identificar eventuais outras condutas.
De acordo com a PCPR, os fatos investigados podem, em tese, configurar crimes de importunação sexual, estupro de vulnerável e exploração sexual de criança ou adolescente.