História das Eleições vai abordar as campanhas presidenciais e ao governo do estado do Paraná de 1945 a 2018

História das Eleições - Episódio 1

História das Eleições vai abordar as campanhas presidenciais e ao governo do estado do Paraná de 1945 a 2018

Podcast por Reginaldo Dias em 01/08/2022 - 12:12

Ouça o primeiro programa produzido pelo colunista da CBN Maringá, professor e historiador Reginaldo Dias. História das Eleições vai ao ar de 2ª a 6ª feira, em duas edições, às 11h40 e 15h35.

 

 

Olá, pessoal, quem fala é o historiador Reginaldo Dias, professor da Universidade Estadual de Maringá. Abrimos hoje, aqui na CBN, uma série de programas sobre a História das Eleições presidenciais e ao governo do estado do Paraná de 1945 a 2018. Alternadamente, comentaremos os principais fatos e os resultados de cada uma das eleições ocorridas nesse intervalo, um dia para a eleição nacional e outro para a eleição estadual.

Começamos a partir de 1945 porque, embora houvesse experiência eleitoral anterior, é somente a partir desse período que os certames são efetivamente competitivos, regidos por pluralismo partidário e organizados por uma justiça eleitoral.

Na primeira fase da República brasileira, de 1889 a 1930, apesar de existir uma série ininterrupta de certames eleitorais, as oligarquias monopolizavam o exercício do poder por meio de um sistema eleitoral baseado no voto aberto, suscetível portanto a pressões econômicas e políticas, e em escandalosas fraudes. Além disso, a participação eleitoral era irrisória, seja pelo caráter excludente do sistema, que não incorporava, por exemplo, o voto feminino, seja pelo absenteísmo de eleitores que não identificavam a necessidade de participar de processos tão restritos, viciados e controlados.

Embora a chamada Revolução de 30 houvesse emergido com a agenda de reformar e moralizar o sistema eleitoral, no intervalo que vai até 1945, comandado pelo presidente Vargas, o Brasil viveu um novo autoritarismo, de caráter centralizador, cujo ponto culminante foi o estabelecimento da ditadura do Estado Novo, que comandou o país de 1937 a 1945.

Para uma visão completa desse extenso período que vai de 1945 a 2018, abordaremos também as duas décadas de ditadura. Primeiro, porque, embora fosse um período regido por instituições e práticas não democráticas, houve mudanças de governo por meio de eleições indiretas. Segundo, porque vicejaram, em conjunturas importantes práticas políticas de resistência que contribuíram para a redemocratização do país e para o estabelecimento do ordenamento jurídico-político consagrado pela Constituição de 1988. Tanto a cultura política que informou o sistema político da ditadura quanto a de resistência que contribuiu para a redemocratização são importantes para entender o debate político atual do país.

De 1989 em diante, tivemos um novo ciclo ininterrupto de eleições presidenciais diretas, albergadas em uma constituição democrática e em um sistema político pluripartidário.
O convite está feito para esse encontro diário, quando procuraremos narrar fatos relevantes da história política contemporânea, abordando cada uma das eleições a presidente do Brasil e a governador do Paraná.
Eu aguardo vocês.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade