Hacker descoberto em Francisco Alves tentou invadir sistema da polícia em MT
Foto: PC

Operação ‘Código Seguro’

Hacker descoberto em Francisco Alves tentou invadir sistema da polícia em MT

Segurança por Luciana Peña em 17/07/2024 - 10:12

Policiais civis cumpriram nesta manhã mandados de busca no Paraná e no Ceará, na operação Código Seguro, que investiga uma tentativa de invasão ao sistema policial. No Paraná, o alvo foi um morador de Francisco Alves. 

 

A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira a Operação "Código Seguro", com mandados judiciais cumpridos no Paraná e no Ceará.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar.

A investigação começou após a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações, da Polícia Civil de Mato Grosso, detectar atividades suspeitas nos logs de acesso do sistema de consultas da instituição.

As tentativas de acesso utilizavam credenciais vazadas.

No Paraná, o alvo foi um hacker de 21 anos, morador de Francisco Alves, no noroeste do estado. Na casa dele foram apreendidos um computador e R$ 25 mil em espécie.

Segundo a Polícia Civil, ele confessou ter criado aplicativos para invadir o sistema da instituição.
No Ceará os mandados foram cumpridos em Sobral e Fortaleza.

O delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos de Mato Grosso, Gustavo Godoy, diz que a suspeita é de mais envolvidos. [ouça o áudio]

“Foi feita uma investigação, uma apuração, e chegou a informação que pessoas que estariam aqui em Francisco Alves, no Paraná, em Sobral e Fortaleza, estariam acessando de forma indevida, com credenciais vazadas, esse sistema de consultas, de placas de veículos.

As investigações vão continuar para que a gente chegue em todos os integrantes dessa associação criminosa e que possa ser responsabilizada.”

O cumprimento dos mandados exigiu uma integração entre as polícias de Mato Grosso, Paraná e Ceará.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade