Habilitado pelo Lacen, resultado de testes Covid do HUM sai em 3 horas
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Saúde

Habilitado pelo Lacen, resultado de testes Covid do HUM sai em 3 horas

Saúde por Letícia Tristão em 23/07/2021 - 15:04

É o único hospital público da região com essa habilitação. Por enquanto, o equipamento só vai atender a demanda interna do hospital. Mas depois da pandemia poderá identificar outras doenças como tuberculose e HIV. 

A demora no resultado dos testes de coronavírus é um dos maiores desafios no enfrentamento à pandemia. Na maioria dos casos, as amostras precisam ser enviadas para Lacen, o Laboratório Central do Estado, em Curitiba, para que seja feita a contraprova, e confirmado o resultado.

Mas o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Maringá adquiriu um equipamento que agiliza esse processo.

Desde março o equipamento está em uso para testes RT-PCR, mas agora foi certificado pelo Lacen e os testes não precisam mais ser enviados para Curitiba.

O resultado, que sai em até três horas, é o que vai constar direto no sistema do Estado. O HUM é o único hospital público da região com essa certificação.

Essa agilidade vai permitir melhor regulação de leitos, explica a diretora de análises clínicas e farmácia hospitalar do HUM, Solange Cardoso Martin. [ouça o áudio acima]

Atualmente, o equipamento só faz testes em pacientes do HUM, em média 130 testes por mês de demanda interna. Mas, depois da pandemia, o equipamento vai poder fazer testes de outras doenças, como tuberculose e HIV.

O equipamento consegue fazer até 130 testes por dia, funcionando 24h. [ouça o áudio acima]

Até essa sexta-feira (23), a taxa de ocupação hospitalar em leitos de UTI no HUM era de 55%.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550