Grupo Maringá de Comunicação recebe três novos selos ODS da ONU
Divulgação

Sustentabilidade

Grupo Maringá de Comunicação recebe três novos selos ODS da ONU

Cidade por Redação CBN Maringá em 20/10/2021 - 10:35

O Grupo Maringá de Comunicação (GMC) foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas e receberá três novos Selos da Certificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os três projetos inscritos foram: Boletim Cidadania e Sustentabilidade, com temas sobre consumo sustentável produzido e veiculado pela CBN Maringá (objetivo 12); Passeio Ciclístico da Maringá FM, na promoção de saúde e bem-estar (objetivo 3); e produção de energia limpa, com usina fotovoltaica (objetivo 7). As três iniciativas foram auditadas e aprovadas.

O GMC já passou pelas etapas de treinamento e auditoria, e agora aguarda a etapa final com premiação e entrega de selos, que será realizada durante o evento Summit Pacto Global, nos dias 25 e 26 de outubro. Em Maringá, a certificação é promovida pelo Instituto ACIM e Sebrae. Em 2017, o grupo recebeu o selo Fome Zero (objetivo 2), pelo show solidário que promove anualmente em comemoração ao aniversário da Maringá FM.

Em feedback após auditoria, a auditora da Certificação Selo ODS, Priscila Brustin, elogiou os três projetos do GMC, revelando que alcançaram quase a nota máxima. “Parabéns pelo trabalho de toda a equipe do GMC porque, realmente, essas ações executadas pelo grupo fazem a diferença na sociedade”, declara.

“Estar alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é planejamento estratégico do Grupo Maringá de Comunicação. Isso é parte de uma nova postura empresarial e executiva, na qual as marcas precisam se comprometer com o desenvolvimento socioambiental”, diz o CEO do GMC, Alexandre Barros.

A diretora de conteúdo do grupo, Jany Lima, diz estar muito feliz com o posicionamento do GMC. “É muito bom trabalhar em uma empresa que leva a sério inclusão e responsabilidade ambiental. O GMC sempre teve tradição em realizar eventos com esse foco, principalmente na área social. Agora, queremos trabalhar esses objetivos sustentáveis não só com a audiência, mas também com os colaboradores e até inspirar outras marcas, em especial no setor de rádios, para que sigam essa iniciativa”, frisa.

De acordo com a diretora de jornalismo da CBN Maringá, Elci Nakamura, fica cada dia mais evidente a importância do engajamento das empresas para que os ODS sejam atingidos até 2030. A CBN Maringá veicula em sua programação a coluna CBN Cidadania e Sustentabilidade, que ganhou um dos selos. A produção do conteúdo é feita pelo consultor em sustentabilidade e em governança colaborativa, engenheiro Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá.

“Toda empresa sonha em crescer, ter mais clientes, aumentar sua influência na sociedade, principalmente uma empresa de comunicação, mas para isso a sociedade precisa também crescer e ter gente em condições de ser cliente. As crises hídrica, energética, social e ambiental que estamos vivendo podem extinguir o sonho. Por isso, no planejamento estratégico de qualquer organização, os desafios do desenvolvimento sustentável devem estar no foco de sua política corporativa”, relatou Silvio Barros, colunista do CBN Cidadania e Sustentabilidade.

“É muito gratificante, mas na verdade a coluna é que tem a intenção de fazer com que os ODS da ONU sejam reconhecidos pela população como fundamentais para a manutenção da vida no Planeta. Fiquei feliz em contribuir para que o Grupo Maringá de Comunicação seja visto pelo Pacto Global como um parceiro comprometido com a Agenda 2030”, completou Barros.

Certificação Selo ODS

Com a proposta de certificar empresas comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Certificação Selo ODS inclui treinamento para as empresas inscritas, auditoria para os projetos, além de premiação (troféus) e entrega de selos.

Ao todo, a Certificação Selo ODS entrega três tipos diferentes de selos: Selo Ouro para empresas comprometidas com os 17 ODS; Selo Prata para as que atendem entre oito e 16 objetivos; e o Selo Bronze para as que atendem entre dois e sete ODS. O selo pode ser utilizado nos materiais de divulgação das empresas certificadas.

Com a Certificação Selo ODS, o Instituto ACIM e Sebrae esperam conscientizar as organizações sobre a responsabilidade socioambiental; formar líderes e multiplicadores de sustentabilidade; melhorar a gestão de projetos socioambientais, mensurando e monitorando práticas sustentáveis; fomentar projetos que cumpram as metas da Agenda 2030 da ONU; e incorporar a sustentabilidade no planejamento e na gestão empresarial.

Os 17 ODS da ONU são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Por assessoria de comunicação/GMC

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Produção de energia limpa com instalação da usina fotovoltaica (ODS 7) | Foto: Arquivo/GMC
Produção de energia limpa com instalação da usina fotovoltaica (ODS 7) | Foto: Arquivo/GMC
Boletim Cidadania e Sustentabilidade produzido e veiculado pela CBN Maringá (ODS 12) | Foto: Arquivo/GMC
Boletim Cidadania e Sustentabilidade produzido e veiculado pela CBN Maringá (ODS 12) | Foto: Arquivo/GMC
Passeio Ciclístico da Maringá FM em 2019, na promoção de saúde e bem-estar (ODS 3) | Foto: Arquivo/GMC
Passeio Ciclístico da Maringá FM em 2019, na promoção de saúde e bem-estar (ODS 3) | Foto: Arquivo/GMC