O Ministério da Saúde publicou na última semana uma portaria que permite a convocação de profissionais da saúde de 14 categorias para auxiliarem no combate ao coronavírus no sistema público.
O programa foi intitulado "O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde" e os convocados farão um curso à distância de capacitação, com base nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus.
O secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, explica que na cidade já existe um programa de voluntariado no auxílio ao enfrentamento do Covid-19 e já conta com mais de 400 profissionais. [ouça no áudio acima]
Sobre o número de profissionais que seriam necessários para Maringá, Jair Biatto, afirma que vai depender da evolução do coronavírus no município. Segundo ele, com a situação atual, o município tem condições de realizar os atendimentos sem a necessidade de novos profissionais.[ouça no áudio acima]
As categorias citadas no programa são: serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, técnicos em radiologia.