Governo do Paraná: Ratinho Junior tem 57% das intenções de voto, indica pesquisa
Foto: Rodrigo Felix Leal/Arquivo/AEN

Eleições 2022

Governo do Paraná: Ratinho Junior tem 57% das intenções de voto, indica pesquisa

Política por Monique Manganaro/GMC Online em 06/04/2022 - 11:30

Uma nova pesquisa de opinião pública divulgada nesta terça-feira, 5, indica que o atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), tem mais da metade das intenções de voto na disputa para o governo do estado. Com até 57% das intenções de voto, caso as eleições fossem hoje, Ratinho Junior estaria reeleito em primeiro turno.

O levantamento foi realizado no Paraná pela empresa IRG Pesquisa, entre 31 de março e 3 de abril. Foram entrevistados 1.500 eleitores com 16 anos ou mais, com base em dados como sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda, segundo a empresa. 

Conforme o estudo, Ratinho Junior lidera com vantagem e seria reeleito em primeiro turno em todos os cenários avaliados. 

No primeiro cenário apresentado aos entrevistados, a pesquisa indica que o governador recebeu 53% das intenções de voto. Roberto Requião (PT) aparece com 21,5%; Flávio Arns (Podemos) tem 8,6%; César Silvestri Filho (PSDB) registrou 2,9%; e Professora Angela Machado (PSOL) obteve 1,6%. 8,3% dos entrevistados disse que não votaria em nenhum candidato e 4,1% disse não saber ou não respondeu. 

Um segundo cenário foi apresentado aos eleitores, desta vez, sem Flávio Arns e Professora Angela Machado. Neste caso, a pesquisa aponta que Ratinho Junior conquistaria 57,3% das intenções de voto, enquanto Roberto Requião marcaria 23,7%. César Silvestri Filho teria 5,8% dos votos, 10,6% disse que não votaria em ninguém e 2,6% não soube ou não respondeu. 

O levantamento também considerou um segundo turno. Neste cenário, caso disputasse com Roberto Requião, Carlos Massa Ratinho Junior venceria com 61,6% contra 25% do candidato petista. A opção “nenhum” representou 10,6% dos eleitores e 2,7% disse não saber ou não respondeu. 

Em um possível segundo turno contra César Silvestri Filho, Ratinho Junior teria 66,4% contra 12,7% do candidato do PSDB. Neste cenário, 17,1% disse não votar em nenhum e 3,9% não soube ou não respondeu. 

A pesquisa realizada pela IRG Pesquisa foi feita por meio de entrevistas telefônicas, com recursos próprios, e, segundo a empresa, a amostra atingiu proporcionalmente toda a extensão das regiões entrevistadas com grau de confiança correspondente a 95% para uma margem estimada de erro de 2,5%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo PR-09298/2022 e BR-01036/2022. 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade