O cônsul-geral do Japão, Hajime Kimura, esteve em Maringá na manhã desse domingo (10) para repassar o valor de R$ 194 mil para a Associação Paranaense de Amparo a Pessoas Idosas, conhecida como asilo Wajunkai. O pedido de recurso foi feito há cinco anos, mas somente no ano passado foi analisado pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês. A cerimônia de assinatura de contrato oficializando o repasse durou meia hora. No discurso, o cônsul-geral do Japão reforçou a importância do trabalho executado pelo tempo budista na cidade.
Atualmente, a coordenação do asilo Wajunkai é feita pelo monge Eduardo Sasaki, que explica que o recurso será utilizado na reforma dos banheiros. Outra obra prevista é a instalação de um sistema de aquecimento solar. Segundo o presidente, a previsão é que as obras sejam concluídas até setembro deste ano.
Os recursos doados pelo governo japonês são de contribuições tributárias. O objetivo é ajudar os países em desenvolvimento nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente e bem-estar social. A Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosa foi fundada em Maringá em 1975. A instituição funciona 24h por dia.