GMC realiza maior cobertura das eleições 2020 do interior do Paraná
foto: Wellington Carvalho/GMC Online

Credibilidade

GMC realiza maior cobertura das eleições 2020 do interior do Paraná

Eleições 2020 por Lethícia Conegero/GMC Online em 17/11/2020 - 15:19

Com máscaras na face, a população foi às urnas no último domingo (15), para escolher seus representantes públicos. O cenário adverso de pandemia impactou as eleições municipais 2020, que aconteceram em nova data, novo horário, com novas regras e medidas sanitárias. Com a proposta de manter os internautas e ouvintes informados, o Grupo Maringá de Comunicação (GMC) realizou a maior cobertura jornalística do pleito no interior do Paraná.

Durante o período eleitoral, o GMC contratou três pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Maringá. Os levantamentos foram realizados pelo Paraná Pesquisas, instituto especialista em opinião pública, e divulgados nos dias 9 e 28 de outubro e 12 de novembro, respectivamente. O resultado das eleições confirmou a última pesquisa divulgada, reforçando a credibilidade e transparência do grupo. 

Pela pesquisa estimulada que considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui os brancos, nulos e indecisos, o prefeito Ulisses Maia (PSD) venceria no primeiro turno, com 56,3% das intenções de voto. No pleito, ele alcançou 56,8% e foi reeleito. O candidato Homero Marchese (Pros), que apareceu em segundo lugar na pesquisa, com 15,7% das intenções de voto, obteve 18,8%, seguido da Coronel Audilene (PP), que alcançou 11,7% na pesquisa e 9,6% no pleito. 

Mas não foi só isso. Desde o começo do período eleitoral, uma série de conteúdos informativos e analíticos foram exibidos e disponibilizados para a população nos veículos do GMC. Por meio de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Maringá, realizadas pela CBN, os cidadãos puderam conhecer o perfil e as propostas de campanha de cada um para fazer suas escolhas.

Além disso, acompanharam, diariamente, por cerca de 40 dias, a agenda do dia seguinte dos candidatos, disponibilizada no portal GMC Online. Já o “Guia do Eleitor” tirou dúvidas e orientou a população, inclusive acerca das mudanças nas regras devido à pandemia do novo coronavírus.

Por meio da coluna “O Assunto É Política”, com o cientista político Tiago Valenciano, a população acompanhou, passo a passo, o cenário político municipal e seus desdobramentos. Já o podcast “História das Eleições”, apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias, trouxe aspectos relevantes e curiosidades do passado. 

O dia das eleições

No domingo, 15, dia de ir às urnas, as equipes do portal GMC Online, CBN Maringá, Maringá FM e Mix FM estiveram empenhadas em transmitir informações em tempo real, do início da votação, às 7h, ao término da apuração dos votos, por volta das 23h. Um grupo de jornalistas foi para as ruas, percorreu colégios eleitorais e acompanhou os candidatos na votação.

Outra equipe permaneceu no estúdio e na redação, com transmissões ao vivo nas rádios, lives e atualizações nos sites e redes sociais do grupo. A divulgação dos resultados contou, ainda, com a participação do especialista em Política e Eleições Adriano Marquioto, além de Tiago Valenciano e Reginaldo Dias.

Só no portal GMC Online, mais de 70 reportagens relacionadas às eleições municipais de 2020 foram publicadas no domingo, 15. Os internautas puderam acompanhar as notícias de Maringá e região em tempo real

De acordo com o CEO do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), Alexandre Barros, a cobertura do grupo cumpriu o seu papel: informar a população com responsabilidade e transparência.

“Temos o compromisso de sermos responsáveis com a nossa atuação como principal grupo de comunicação de Maringá e região, e trabalhar no processo eleitoral faz parte disso. Nas informações publicadas ou levadas ao ar, o objetivo foi levar informação com transparência para que o eleitor tivesse condição de escolher seus candidatos com tranquilidade. Inclusive, fizemos investimentos em pesquisas eleitorais, para que a população pudesse se orientar em números críveis”, ressalta.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe Soares, o trabalho do GMC contribuiu com o processo democrático.

“Em nome da Acim, parabenizo a CBN Maringá e o GMC Online pela cobertura imparcial das eleições, que incluiu entrevistas com candidatos, acompanhamento no dia das eleições e a divulgação dos resultados, além de reportagens com dicas e a importância de votar em período de pandemia. Foi um excelente trabalho jornalístico que contribuiu com o processo democrático de escolha dos nossos representantes locais”, reforça.

A cobertura do GMC nas eleições foi feita com responsabilidade, segundo a empresária Jeane Nogaroli Guioti. “A pesquisa contratada pelo GMC trouxe um nível de assertividade muito bom, os números refletiram o cenário que de fato se estabeleceu. É muito importante termos uma empresa local que realiza esse tipo de investimento, entregando um conteúdo jornalístico com responsabilidade. Outro papel importante, foi o de abrir espaço para os candidatos apresentarem suas ideias, nos dando a oportunidade de conhecer suas propostas. Foi um excelente trabalho”, frisa.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade