Mas não foi só isso. Desde o começo do período eleitoral, uma série de conteúdos informativos e analíticos foram exibidos e disponibilizados para a população nos veículos do GMC. Por meio de entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Maringá, realizadas pela CBN, os cidadãos puderam conhecer o perfil e as propostas de campanha de cada um para fazer suas escolhas.
Além disso, acompanharam, diariamente, por cerca de 40 dias, a agenda do dia seguinte dos candidatos, disponibilizada no portal GMC Online. Já o “Guia do Eleitor” tirou dúvidas e orientou a população, inclusive acerca das mudanças nas regras devido à pandemia do novo coronavírus.
Por meio da coluna “O Assunto É Política”, com o cientista político Tiago Valenciano, a população acompanhou, passo a passo, o cenário político municipal e seus desdobramentos. Já o podcast “História das Eleições”, apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias, trouxe aspectos relevantes e curiosidades do passado.
O dia das eleições
No domingo, 15, dia de ir às urnas, as equipes do portal GMC Online, CBN Maringá, Maringá FM e Mix FM estiveram empenhadas em transmitir informações em tempo real, do início da votação, às 7h, ao término da apuração dos votos, por volta das 23h. Um grupo de jornalistas foi para as ruas, percorreu colégios eleitorais e acompanhou os candidatos na votação.
Outra equipe permaneceu no estúdio e na redação, com transmissões ao vivo nas rádios, lives e atualizações nos sites e redes sociais do grupo. A divulgação dos resultados contou, ainda, com a participação do especialista em Política e Eleições Adriano Marquioto, além de Tiago Valenciano e Reginaldo Dias.
Só no portal GMC Online, mais de 70 reportagens relacionadas às eleições municipais de 2020 foram publicadas no domingo, 15. Os internautas puderam acompanhar as notícias de Maringá e região em tempo real.
De acordo com o CEO do Grupo Maringá de Comunicação (GMC), Alexandre Barros, a cobertura do grupo cumpriu o seu papel: informar a população com responsabilidade e transparência.
“Temos o compromisso de sermos responsáveis com a nossa atuação como principal grupo de comunicação de Maringá e região, e trabalhar no processo eleitoral faz parte disso. Nas informações publicadas ou levadas ao ar, o objetivo foi levar informação com transparência para que o eleitor tivesse condição de escolher seus candidatos com tranquilidade. Inclusive, fizemos investimentos em pesquisas eleitorais, para que a população pudesse se orientar em números críveis”, ressalta.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe Soares, o trabalho do GMC contribuiu com o processo democrático.
“Em nome da Acim, parabenizo a CBN Maringá e o GMC Online pela cobertura imparcial das eleições, que incluiu entrevistas com candidatos, acompanhamento no dia das eleições e a divulgação dos resultados, além de reportagens com dicas e a importância de votar em período de pandemia. Foi um excelente trabalho jornalístico que contribuiu com o processo democrático de escolha dos nossos representantes locais”, reforça.
A cobertura do GMC nas eleições foi feita com responsabilidade, segundo a empresária Jeane Nogaroli Guioti. “A pesquisa contratada pelo GMC trouxe um nível de assertividade muito bom, os números refletiram o cenário que de fato se estabeleceu. É muito importante termos uma empresa local que realiza esse tipo de investimento, entregando um conteúdo jornalístico com responsabilidade. Outro papel importante, foi o de abrir espaço para os candidatos apresentarem suas ideias, nos dando a oportunidade de conhecer suas propostas. Foi um excelente trabalho”, frisa.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550