Gerações Y, Z ou Baby Boomers são "papo furado"

Opinião

Gerações Y, Z ou Baby Boomers são "papo furado"

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 16/03/2023 - 11:03

As instituições de ensino superior estão tendo alunos mais velhos. Os que tem mais de 40 anos representam 12,8% das matrículas. O crescimento foi de quase 105% (104,9). O que demonstra que as pessoas estão mudando sua carreira profissional mesmo que já tenham construído uma em boa parte da vida.

Os fatores que levam a este aumento são contraditórios, mas tem na educação, na qualificação, uma saída.

Em primeiro lugar a pandemia encerrou o empreendimento de muitas pessoas. O que transformou a necessidade de se construir uma nova carreira uma urgência. A busca de uma qualificação superior foi a saída.

Outro fator foi a vontade de realizar um desejo de mudança que o tempo sempre foi um limitador. Aos poucos as pessoas estão perdendo o “tabu” de que a idade impede de se refazer o caminho, reinventar.

Quando estes dois fatores se associam, as coisas tendem a ficar melhor. A necessidade de mudança e o desejo de mudar. Se um não vier acompanhado do outro a possibilidade de desistência de um novo projeto de vida é grande.

Os números dos matriculados com mais de 40 em uma graduação deve crescer. Quanto mais eles são dentro das salas de aula, colaboram decisivamente para que os jovens reconsiderem ou repense o seu futuro. Isso mesmo, ver pessoas com mais idade se reinventando e mudando ao longo do tempo faz quem está começando a ser mais tolerante com os erros.

Os jovens vivem hoje uma pressão muito grande de terem que responder rapidamente ao mercado. São bombardeados de que devem fazer a escolha certa. Não projetam o presente pensando nos desdobramentos futuros.

Agora, se aumentarem o número de pessoas com mais idade ao seu lado e fazendo uma mesma escolha que eles, isso pode gerar confiança e compreenderem que nada é para sempre, não se tem que acertar de primeira, e haverá uma possibilidade de mudança.

Logo, todos temos que comemorar os mais velhos nas salas de aula com os mais novos. Vamos romper muito desta barreira da idade. Parar de dividir gerações em Y, Z ou Baby Boomers, seja lá o que for.

Estamos aqui e agora, e o futuro será o que fizermos e refizermos ao longo do tempo, sem medo de errar ou mudar o caminho e a estratégia. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade