Piratas do Asfalto

Gaeco de Maringá deflagra ‘Operação Ponto Final’ contra grupo que assaltava ônibus de turismo

18/05/2026 / Atualizado em 18/05/2026 Por Brenda Caramaschi
Gaeco de Maringá deflagra ‘Operação Ponto Final’ contra grupo que assaltava ônibus de turismo
Foto: Gaeco

O Núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, deflagrou na manhã desta segunda-feira (18), a Operação Ponto Final. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, quatro mandados de busca pessoal, três ordens de busca e apreensão de veículos utilizados como aparato logístico nas ações criminosas, além de duas ordens de prisão temporária contra os principais articuladores do esquema.

As investigações tiveram início após um roubo praticado na noite de 8 de março de 2026, quando cerca de 40 passageiros de um ônibus de turismo que retornava de uma viagem de compras em Foz do Iguaçu e na Argentina foram interceptados por falsos policiais na rodovia PR-444.

Ao menos três criminosos armados invadiram o ônibus e permaneceram com as vítimas por cerca de três horas, forçando o motorista a conduzir o veículo até uma área rural deserta no município de Bom Sucesso. Bagagens e bens pessoais dos passageiros foram saqueados e os assaltantes espalharam o conteúdo de um extintor de incêndio pelo interior do ônibus para eliminar vestígios antes da fuga.

As investigações revelaram que a quadrilha utilizava um comboio de veículos coordenados entre si, divididos nas funções de escolta, batedores e vigilância dos alvos. O sincronismo do grupo incluía perseguições a ônibus de turismo por centenas de quilômetros, com mapeamento do trajeto até a identificação do melhor local para o ataque.

Os alvos presos na manhã desta segunda-feira atuavam como articuladores logísticos da organização criminosa, disponibilizando imóveis para abrigo de carros batedores e funcionamento da base operacional do grupo, além de fornecer veículo blindado, armas e instrumentos utilizados nos assaltos.

O nome Operação Ponto Final faz alusão ao objetivo primordial da intervenção do Gaeco e das forças de segurança de interromper de forma definitiva a atuação da organização criminosa.