A Polícia Civil emitiu uma nota sobre a operação do Gaeco e suposto envolvimento de um policial civil:
"Foram desenvolvidas pela 7ª SDP de Umuarama, inicialmente, as investigações que resultaram na identificação da organização criminosa envolvida com a exploração de jogos de azar e o suposto envolvimento de policial civil com a subtração/adulteração de máquinas caça níquel da delegacia de polícia.
Com efeito, no início do ano de 2025, a 7ª SDP realizou investigações e diligências que culminaram na apreensão de várias máquinas caça níquel, além de outros materiais e provas que revelavam a existência de uma organização criminosa voltada a exploração de jogos de azar na cidade de Umuarama.
No curso das investigações, apurou-se que parte do material apreendido poderia ter sido subtraído/adulterado. Diante disso, foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos. Após diligências investigativas, pugnou-se pela expedição de sete mandados de busca e apreensão em desfavor dos suspeitos, o que foi deferido pelo Poder Judiciário.
Os mandados foram cumpridos no dia 06/05/2025, ocasião em que foram apreendidos novos elementos de informações que revelavam a prática de jogos de azar em Umuarama, pela já mencionada organização criminosa, e também a subtração/adulteração de equipamentos que estavam apreendidos na delegacia de polícia.
Diante disso, a partir dos elementos de provas obtidos nessa operação, a Polícia Civil requereu ao Poder Judiciário seis novos mandados de busca e apreensão, visando, desta vez, identificar os receptadores das máquinas subtraídas, bem como recuperar os equipamentos.
O Poder Judiciário acolheu os pedidos e os mandados foram expedidos. Nesse momento, diante da criação e instalação do GAECO Umuarama, e por se tratar de investigação afeta as atribuições desse grupo, a Polícia Civil compartilhou toda a investigação desenvolvida até aquele momento e solicitou apoio do GAECO para o cumprimento das medidas judiciais.
Nesse contexto, no dia 25 de setembro de 2025, foi deflagrada a Operação Alcova I, em conjunto pela Polícia Civil e GAECO Umuarama, a qual resultou na apreensão de diversos equipamentos, celulares, recuperação de uma máquina subtraída na unidade policial e também na prisão de envolvidos, conforme já divulgado anteriormente.
Após essa fase, a Polícia Civil relatou o inquérito policial e encaminhou a conclusão dos trabalhos ao GAECO e Poder Judiciário, para apreciação das provas. Houve denúncia dos envolvidos e, agora, o GAECO Umuarama, em continuidade as investigações, deflagrou uma nova fase da operação, denominada Alcova II."