Fundação e desenvolvimento de Maringá são temas do podcast ‘Linha do Tempo’
Foto: Divulgação

Episódio 10

Fundação e desenvolvimento de Maringá são temas do podcast ‘Linha do Tempo’

Podcast por Monique Manganaro/GMC Online em 10/06/2022 - 12:35

A caminhada pela trajetória e pelas características marcantes de Maringá chega ao fim fazendo um resgate histórico sobre o município. O décimo episódio do podcast “Linha do Tempo” recebeu convidados para relembrar momentos desde a fundação de Maringá até a atualidade, destacando o desenvolvimento urbano e econômico. 

Projeto do Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para celebrar os 75 anos da Cidade Canção, o podcast, ao longo de 10 episódios, percorreu a história da cidade por meio de conversas com especialistas em diferentes assuntos. 

Fazendo um apanhado com os acontecimentos que marcaram a existência do município, o último episódio da série foi dedicado a comentar a construção da cidade. Durante o bate-papo, o historiador e professor Reginaldo Dias destacou que Maringá foi fundada a partir da organização feita pela Companhia de Terras do Norte do Paraná que, assim como os primeiros moradores destas terras, também acreditava no potencial da região. 

E foi uma ação da própria companhia que marcou a data do aniversário da cidade. “A gente pode considerar que Maringá tem quatro marcos de fundação: começou a ser colonizada no fim dos anos 1930, quando era da circunscrição administrativa de Londrina; em 1942, foi inaugurado o núcleo urbano pioneiro, o Maringá Velho, que era uma fase provisória; o terceiro marco é a data da fundação oficial de Maringá, 10 de maio de 1947, quando Maringá fazia parte da circunscrição municipal de Apucarana; e a quarta fase é a da emancipação municipal, que pode ser vista na promulgação da lei 790/51 e, depois, com a implantação do município com a eleição do primeiro prefeito no final de 1952. Então por que se comemora [o aniversário da cidade] em 10 de maio? Maringá tem um marco diferente, que é uma data constituída pela própria Companhia de Terras. Ela significa o dia em que a companhia consolidava o planejamento da área definitiva de Maringá e liberou a venda dos lotes definitivos. Então, é uma data que mostra um pouco da identidade de Maringá com o empreendedorismo privado”, explicou o pesquisador. 

O planejamento para a fundação do município, inclusive, é uma das características mais marcantes da cidade. Foi esse aspecto que possibilitou um desenvolvimento mais organizado a partir das necessidades da época. “Um engenheiro chamado Jorge de Macedo Vieira vem planejar Maringá e Cianorte com preceitos de um urbanismo com muitas referências teóricas do que estava acontecendo nas cidades mais desenvolvidas do mundo. Os parques da cidade, por exemplo, a gente vê uma relação muito evidente com o Central Park”, destacou a professora doutora em Arquitetura e Urbanismo Fabíola Cordovil. 

No episódio, os convidados José Carlos Barbieri, presidente do Codem, Antônio de Paula, jornalista e escritor, e Lucio Rosas, secretário de Comunicação de Maringá, também fizeram considerações sobre o desenvolvimento do município e os marcos que levaram Maringá a ser considerada uma das melhores cidades do País para se viver. 

Veja os temas dos demais episódios do podcast Linha do Tempo: 

1º episódio: trajetória da Universidade Estadual de Maringá (UEM);
2º episódio: história da comunicação em Maringá;
3º episódio: desenvolvimento do comércio maringaense;
4º episódio: arborização de Maringá e a história do Parque do Ingá
5º episódio: Catedral de Maringá;
6º episódio: influência agronegócio em Maringá;
7º episódio: história do esporte em Maringá;
8º episódio: os imigrantes em Maringá;
9º episódio: história das ruas e avenidas de Maringá.

Sobre o podcast

O podcast “Linha do Tempo” é um dos produtos criados para celebrar a história de Maringá enquanto o município comemora 75 anos de existência. Durante todo o mês de maio e junho, o Grupo Maringá de Comunicação vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e o futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos.

O podcast, que fará um mergulho na história de Maringá por diferentes ângulos ao longo de 10 episódios, pode ser assistido no canal do Youtube do Portal GMC Online e da Maringá FM ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify.

Além disso, o projeto Linha do Tempo também contempla um passeio físico, no coração de Maringá. 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá.

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade