Fazer apologia ao nazismo é crime no Brasil.
A legislação proíbe uso de símbolos e propaganda do regime que matou milhões de pessoas na primeira metade do século XX.
Nesta segunda-feira (22), a funcionária de um colégio estadual em Maringá foi trabalhar com uma camiseta estampada com a suástica, o símbolo nazista e os dizeres: “Viva a Santa Raça Ariana”.
Estudantes tiraram fotos e comunicaram os professores.
A direção do colégio conversou com a funcionária, que foi orientada a trocar de camiseta.
Segundo o diretor do colégio, Sérgio Martinhago, a funcionária, que é terceirizada, não sabia do que se tratava o símbolo estampado na camiseta e também não se lembra de quem ganhou a peça. [ouça o áudio]
A direção do colégio vai guardar a camiseta até que se decida o que fazer. O diretor espera que grupos de combate ao racismo entrem em contato com o colégio.
(atualizado dia 26.04 às 9h44): A contratante da funcionária enviou a seguinte nota à redação da CBN:
"A empresa Planservice repudia veementemente qualquer manifestação de ideais que promovam o preconceito e a desumanização de qualquer grupo étnico. Após a circulação de uma imagem envolvendo uma colaboradora utilizando uma camisa com teor nazista, gostaríamos de esclarecer os fatos.
Assim que tomamos conhecimento da situação, prontamente entramos em contato com a escola onde a funcionária atua como merendeira. Foi esclarecido pela direção da escola que a funcionária, de origem humilde, havia recebido a camisa como doação e, por falta de conhecimento do seu significado histórico, a utilizava como parte de sua vestimenta. Após a explicação do diretor sobre o significado dos dizeres, a funcionária prontamente se desfez do item e demonstrou sua repulsa aos pensamentos preconceituosos associados a ele.
É importante ressaltar que a empresa fornece uniformes aos seus funcionários. No entanto, a funcionária informou que suas camisetas estavam manchadas, e portanto, providenciamos o envio de um novo kit de uniformes para que ela possa continuar desempenhando suas funções adequadamente.
Concluímos esta nota reiterando que no Brasil, conforme estabelecido pela Lei 7.716/89, é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos relacionados ao nazismo."
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048