Floraí terá racionamento de água a partir desta semana
Imagem Ilustrativa/Foto: EBC

Consumo

Floraí terá racionamento de água a partir desta semana

Paraná por Luciana Peña em 06/10/2020 - 10:47

O calor fez aumentar em até 20% o consumo de água no estado, que sofre com estiagem prolongada. Em Floraí, além do aumento do consumo, houve queda de 20% na vazão do poço que abastece a cidade.

No último fim de semana, a Sanepar registrou aumento de até 20% no consumo de água em várias cidades do estado.

Foi assim em Maringá. A produção de água aqui chegou a 103 milhões de litros em 24h. Em condições normais, a produção é de 86 milhões de litros ao dia. A temperatura na cidade chegou a ultrapassar os 40 graus. Mas não houve desabastecimento.

Em outras cidades, a situação foi mais crítica. Além do aumento no consumo houve queda na vazão dos poços ou rios e a produção de água foi prejudicada.

Foi o caso de cidades como Apucarana, Faxinal, Jandaia do Sul, Cambira, Califórnia, Astorga, Floraí, Paiçandu, Floresta, Ivatuba, Paranavaí e Itapejara.

O diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, diz que é preciso usar a água, mas do que nunca, de forma racional. [ouça no áudio acima]

E a Sanepar comunicou que esta semana começa racionamento de água em Floraí, porque a vazão do poço que abastece a cidade caiu 20%.

A restrição de abastecimento será em algumas horas do dia. Na quinta-feira (8) e até domingo (11), o abastecimento será interrompido das 14h às 18h.

O racionamento, segundo a Sanepar, é necessário para recuperar os reservatórios e será mantido durante os próximos dois meses.

O Paraná enfrenta a pior crise hídrica da história. A orientação é para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Outras dicas: reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas, reduza o tempo no banho, ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada e verifique torneiras pingando ou possíveis vazamentos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade