Fim de ano aumenta a demanda por doadores de sangue
Imagem Ilustrativa | Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Saúde

Fim de ano aumenta a demanda por doadores de sangue

Saúde por Letícia Tristão em 29/12/2022 - 10:02

Os estoques normalmente baixam nesta época do ano. O pedido dos hemocentros é que, antes de viajar, as pessoas façam uma doação de sangue. 

Com as festas de fim de ano, viagens e férias, os estoques de sangue tendem a baixar nos hemocentros do Paraná. Uma doação de sangue dura em média 40 minutos e pode beneficiar até quatro pessoas. Os homens podem doar sangue a cada dois meses. As mulheres podem doar a cada três meses.

Os tipos sanguíneos mais necessários são O+, O- e A-, reforça a diretora do Hemepar, Liana Labres. [ouça o áudio acima]

Em Maringá, a direção do Hemocentro Regional afirma que os estoques estão controlados, mas o sangue tem prazo de validade e a demanda pode aumentar com casos de urgência e emergência que podem surgir, além dos pacientes recorrentes.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade