Fé no Brasil é coisa séria

Opinião

Fé no Brasil é coisa séria

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 12/10/2023 - 07:40

Nossa formação enquanto povo se confunde com a religiosidade crista que impregnou as relações e os sentidos da vida. A identidade nacional passa pelos cultos religiosos, os fatos que servem de testemunho para se perceber o poder da retórica cristã na vida dos brasileiros.

A data de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O “Aparecida” é a identidade importante da imagem encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

O incrível desta história é que a imagem foi encontrada em dois lançamentos de rede. No primeiro se pescou o corpo e, mais a frente no rio, a cabeça da santa. Qual a chance de isto acontecer?

A pescaria que estava ruim ficou boa após o achado das duas partes da Santa. Este é um elemento importante da história e do valor que crer tem. O fato se torna o marco entre o bem e o mal. Estava ruim e ficou bom.

A esposa de um dos pescadores colou corpo e cabeça e construiu um pequeno altar em casa para louvar Nossa Senhora.

Ao longo da história o altar virou uma capela e de uma capela uma Igreja. Hoje, o maior templo católico na América e um dos maiores do mundo. Hoje, Aparecida do Norte é um local de devoção.

A padroeira do Brasil

O caminho da Santa a se transformar em Padroeira do Brasil foi longo. Somente em 1930 ela foi reconhecida. Em 1953 se oficializou o dia 12 de outubro como o Dia da Padroeira. E com a visita do Papa Paulo II em 1980 o então presidente João Baptista Figueiredo decretou o feriado nacional.

O número de devotos a Santa se multiplicou e os rituais ligados a ela se tornaram complexos. A peregrinação é uma das características de um povo que acredita que a interferência divina poderá lhe trazer um alívio a dor.
O Santuário de Aparecida do Norte é uma demonstração de força popular da fé e do poder que ela tem de movimentar a esperança das pessoas. Quem se sacrifica pela vontade de ver realizado o desejo, o sonho, se liberar da dor, ter o melhor caminho escolhido.

Outras manifestações de fé e força popular

Muitas das manifestações populares de fé se traduziram em lideranças religiosas que assumiam o papel de “santos vivos”, aqueles que iriam guiar a população para a salvação, superando os males que lhes atingiam.
A representação da liderança religiosa nas terras que vieram a forma o Brasil remontam sua ocupação. A presença dos padres ligados as ordens religiosas, os jesuítas foram marcantes neste sentido.
Ao longo da histórica luta popular contra os mandos e desmandos da ordem estabelecida a fé foi uma saída comum. Se crer no além para interpretar uma vida marcada de injustiça a que não se tem uma ação racional que lhe dê saída.

No mundo dos grandes senhores de terras que se constituiu o território brasileiro, os coronéis foram determinantes na vida pública, na sobrevivência dos seres humanos em seu cotidiano.

O padre “santo” ou não?

Padre Cícero (1844-1934), em Juazeiro do Norte, também carrega em si o mesmo elemento. Considerado um santo popular. Sem canonização oficial é um elemento de crença da vida popular. A história do padre do Ceará remonta os embates entre coronéis e a disputa pelo poder.

Defensor das causas populares, o Padre Cícero se tornou objeto de louvor, defesa e crítica. Considerado um santo em vida, ele fez uma hóstia virar sangue em plena missa. A Igreja Católica não reconheceu o ato “santo”.
O padre foi excomungado e a Igreja Proibiu as peregrinações a Juazeiro, o que não impediu o apelo popular e continuidade das romarias e devoção.

A Igreja Católica o perdoou em 2015 e hoje há um processo na busca de canonizar Padre Cícero. Ele é reconhecido como herói popular e muitos milagres são atribuídos a ele.

Podemos litar inúmeros casos de santidade ou sinal de devoção e milagres no Brasil.

Ferrovia, fé e guerra

João e José Maria na chamada Região do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Entre 1912 a 1916 a disputa das terras entre os governos dos estados e as populações pobres se agrava com a construção da Ferrovia São Paulo-Rio Grande.

A empreitada ferroviária prometia mudar a realidade da região, trazer prosperidade. Mas, seria um divisor de águas na realidade que antecedia a linha férrea e os desdobramentos de sua instalação.

Desapropriando terras, explorando os trabalhadores durante as obras e promovendo massacres a empresa ferroviária viu brotar a crença popular liderada pelos monges. A fé se misturou as guerras pelo território.

A intervenção federal causou um massacre dos caboclos liderados por José Maria. Esse era o nome do beato que assumiu a identidade de seu antecessor e considerado milagreiro e enviado para proteger o povo por Deus.

A maior de todas as demonstrações de fé e luta
A maior demonstração de fé e a capacidade de movimenta as pessoas a resistir a miséria na busca de uma esperança foi a Guerra de Canudos (1896 e 1897). O beato Antônio Conselheiro, liderou milhares de sertanejos no interior da Bahia e formou o Arraial de Canudos.

O movimento buscava o estabelecimento dos sertanejos naquela que seria a “nova Jerusalém”, uma terra santa e prometida que seria justa e igual para todos. Se acredita em um lugar possível de se viver em paz e isso estaria associado a vontade de Deus.

Conselheiro, líder de Canudos, considerava que a república era um mal e que a monarquia era o governo de Deus. As manifestações populares contra a república neste movimento não eram consolidadas em um projeto de sociedade. Não era uma resistência ao regime republicano recém-instalado no país.

A manifestação era de associação simples entre a o discurso divino que se associou ao regime monárquico. E tudo o que é de Deus era tido como bom, inclusive o regime monárquico.

Canudos foi destruída após várias expedições das tropas federais, inclusive uma baiana.

Parece que a resistência do povo é maior quando tem fé.

Reflita em quantos movimentos nós temos com forte caráter religioso que acaba por ter muitos adeptos. Ainda hoje a religiosidade é instrumento de identificação, representação e, também, de manipulação, por melhor que sejam as intenções.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade