Em uma sala climatizada no Hospital Municipal de Maringá existem mais de 300 remédios diferentes para doações. Todos foram entregues por moradores e donos de clínicas e agora estão à espera de pacientes que precisam da medicação.
São remédios para várias doenças, desde medicamentos mais baratos, até os tarjas preta, que geralmente são mais caros. O estoque é da Farmácia Solidária, um projeto da Prefeitura de Maringá, que nasceu em 2019.
Segundo a gerente de assistência farmacêutica Larissa Zanolli o objetivo do projeto é tentar evitar a automedicação e levar medicamentos em bom estado de consumo para quem precisa.
“O objetivo do programa é fazer o uso racional dessa medicação, tirar essa medicação de dentro das casas da população para que eles não façam o uso indevido e também livrar o meio ambiente de descarte incorreto. As pessoas doam, outras recebem e a gente faz esse controle”, explicou Larissa Zanolli.
Quem quiser doar medicamentos pode levar em qualquer farmácia das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS′s). Basta assinar o termo de doação e deixar o remédio.
Agora, quem quiser solicitar um dos medicamentos do estoque precisa acessar o Portal da Saúde. Clique aqui e acesse. Para fazer a solicitação é preciso o número do usuário SUS e senha para consulta de lista de medicamentos e UBS e anexar receita, se obrigatória.
Veja os medicamentos disponíveis para doações
Para saber quais medicamentos estão no estoque da farmácia basta clicar no banner Farmácia Solidária na home do site da Prefeitura de Maringá. Clique aqui e veja o estoque de medicamentos disponíveis para doação.
Acesse GMC Online