Uma rede de farmácias de Maringá começou a oferecer nesta semana o exame rápido antígeno de Covid-19, que é muito parecido com o exame PCR. O resultado do exame sai em 15 minutos, de acordo com a direção da farmácia. O exame antígeno coleta secreções no nariz e na garganta com a ajuda de cotonetes e é considerado o exame mais eficaz para a detecção do vírus a partir do segundo dia de contato com a Covid-19.
Algumas redes de farmácias já realizam o exame rápido de sangue, que por meio de uma gota de sangue é possível saber se o paciente teve a doença ou se está com a covid-19. No entanto, esse teste só é recomendado a partir do oitavo dia de contato com o vírus. Segundo a farmacêutica responsável pelos testes na rede, Alessandra Dezordi, esse tipo de exame rápido com antígeno é uma novidade.
A reportagem procurou outras redes de farmácias que já fazem o teste rápido de sangue e todas informaram que estão comprando os kits para iniciarem também os exames rápidos no método antígeno. A previsão para uma outra rede é que ainda este mês o exame esteja disponível.
(Correção) A reportagem foi atualizada às 15h39 para a correção do nome do exame que a farmácia oferece. O nome correto é exame antígeno e não PCR como dizia a reportagem. Por isso, o título e o texto foram alterados.