Família de Maringá participa da exposição Arigatô Café em São Paulo
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - São Paulo / Foto: junioween/tripadivisor

Quatro gerações

Família de Maringá participa da exposição Arigatô Café em São Paulo

Cultura por Letícia Tristão em 22/01/2024 - 17:14

A exposição segue até o final de janeiro no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, com foco em apresentar a cafeicultura e a história de famílias nipo-brasileiras produtoras do grão.

Maringá é uma das cidades do Paraná que se desenvolveu em torno da produção de café. E Maringá também é uma cidade fortemente conectada com a cultura japonesa.

E essas duas particularidades de Maringá podem estar conectadas. E, de fato, estão.

O Michael Tamura cresceu respirando café. Ele é a quarta geração da família na produção do grão.

E a família foi convidada para participar da exposição Arigatô Café, que está acontecendo no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, em São Paulo.

É uma exposição audiovisual onde Rui Tamura, que é a 3ª geração da família no Brasil, conta toda essa trajetória com a cultura do café. A história começa com o avô, Yoshijiro Tamura, passa pelo pai Luiz até o filho, Michael, a 4ª geração, que trabalha com café até hoje.

Segundo ele, uma honra carregar essa bagagem cafeicultora. [ouça o áudio acima]

A exposição é uma forma de preservar a cultura e a história de famílias japonesas que vieram para o Brasil e se estabeleceram aqui, muito em virtude das culturas agrícolas. [ouça o áudio acima]

A exposição segue até 31 de janeiro, no 9º andar do Museu Histórico da Imigração Japonesa, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade