A toxoplasmose é uma doença muito comum, mas grande parte das pessoas nem sabe que tem. Ela é causada por um parasita. Podemos ter contato com esse parasita por meio de fezes de gato, água ou carne mal cozida. Os sintomas após a infecção são muito parecidos com os de uma virose.
Para descobrir a doença é preciso fazer um exame de sangue. Mas depois da primeira reação à infecção, a toxoplasmose se torna silenciosa.
Os cistos do parasita continuam no organismo para o resto da vida. E a doença pode se manifestar novamente. É uma recidiva. E o principal problema causado são as lesões oculares.
Neste sábado, acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão realizando exames gratuitos para detectar lesões oculares na população geral. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Oftalmologia em parceria com o Grupo de Estudos de Toxoplasmose da UEM.
A professora do Departamento de Ciências Básicas de Saúde da universidade, Priscilla De Laet, explica que o teste é rápido e não invasivo. [ouça o áudio acima]
Caso detectada alguma lesão ocular, a orientação será consultar um oftalmologista. O tratamento é à base de colírios. [ouça o áudio acima]
Os exames estão sendo feitos no Catuaí Shopping Maringá das 10h às 16h.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550